29 de outubro de 2010

Virada é esperada no Amapá, com Capiberibe à frente

A eleição do próximo governador do Amapá, no domingo, encerra uma das mais tumultuadas campanhas de 2010. Depois da prisão por nove dias do atual governador e de seu antecessor, no fim de setembro, e da virada apontada nas pesquisas promovida por Camilo Capiberibe (PSB) sobre Lucas Barreto (PTB), que disputam o segundo turno, a campanha no Amapá continuará em ritmo acelerado até domingo.

Segundo a mais recente pesquisa Ibope, realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, Capiberibe aparece com 53% das intenções de votos válidos, diante de 46% de Barreto, que ficara à frente no primeiro turno - 28,9% contra 28,7%, de Capiberibe. Caso confirme as pesquisas, a vitória de Capiberibe engrossará os números do PSB, partido que, como o Valor mostrou na edição de quarta-feira, foi o o maior vitorioso das corridas estaduais.

O Amapá é o único Estado onde as pesquisas indicam alteração de posições em relação ao primeiro turno. A inversão reflete os resultados da Operação "Mãos Limpas", realizada pela Polícia Federal (PF), que desbaratou esquema de fraude em licitações realizadas no governo do Amapá, na prefeitura de Macapá, a capital do Estado, na Assembleia Legislativa e em superintendências de órgãos federais no Estado.

O desvio é estimando em, no mínimo, R$ 300 milhões e pode chegar a R$ 800 milhões. Ao todo, foram presas 25 pessoas desde o fim de setembro, quando, entre outros, foram presos o governador e candidato derrotado à reeleição Pedro Paulo Dias (PP), o ex-governador Waldez Góes (PDT) e a sua mulher, a deputada estadual eleita Marília Góes (PDT).

O Estado é local de forte influência do ex-presidente da República (1985-1990) e atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AM), que quando esgotou suas possibilidades de reeleição pelo Maranhão, seu Estado de origem, trocou de domicílio. Barreto, segundo colocado nas pesquisas, foi deputado estadual e assessor de Sarney. Já Capiberibe é filho do ex-governador João Capiberibe (PSB), cuja eleição neste ano para o Senado ainda será decidida pela Justiça devido ao fato de seu mandato ter sido cassado sob a acusação de compra de votos.

Segundo pesquisa do Ibope, no Amapá, a intenção de voto em Dilma Rousseff (PT) é de 59%, contra 36% de Serra (PSDB). Levando-se em consideração apenas os votos válidos, a petista fica com 62%, contra 38% do tucano.

Fonte: João Villaverde do Valor Econômico

0 comentários: