O município de Santana completa 23 anos de criação em dezembro e somente agora a Prefeitura irá funcionar em um prédio próprio, com condições de oferecer serviços em um ambiente confortável, bonito e funcional. Nesta sexta-feira, 10 de setembro, a primeira etapa do Centro Administrativo será inaugurada no bairro Paraíso e a partir da próxima semana os santanenses que precisam dos serviços públicos do município passam a ser atendidos na nova Prefeitura. A mudança é tratada como um avanço no atendimento e prestação de serviços comparado ao galpão completamente deteriorado onde funcionários tinham que oferecer serviços em espaços sem estrutura física adequada, minúsculos e o cidadão não tinha qualquer comodidade.
“Desde que me entendo, somos obrigados a freqüentar o prédio que no inverno tinha goteiras e no verão o calor era insuportável, seja pra pedir informações ou atendimento, nunca entendi porque nenhum prefeito tentou mudar daquele lugar”, fala a moradora Conceição Chagas, ambulante. O prédio a que ela se refere é um antigo galpão que junto com os prédios onde atualmente funcionam a Secretaria de Saúde e o Super-Fácil foram cedidos pela União para o então Território Federal do Amapá e serviam de depósitos. A primeira eleição para prefeito de Santana aconteceu em 1988 e a Prefeitura funcionava onde hoje fica a Secretaria de Cultura, que anteriormente servia de escritório para o Agente Distrital de Santana. Na segunda administração municipal, de Gilvani Borges, a prefeitura passou para a Área Portuária de onde sai somente agora, 17 anos depois.
Sem saudades- O trio de galpões era o local ideal para depósitos de mercadorias, principalmente de grãos, que chegavam via marítima por estarem localizados na Área Portuária. O local ficou marcado na memória triste da população desde janeiro de 1981 quando serviu de depósito para os corpos resgatados do naufrágio do barco Novo Amapá que eram trazidos do rio Cajari a bordo das balsas para serem reconhecidos e sepultados. Vem desta época a lenda de ser um local sombrio que ainda hoje tem. “Lembro com tristeza daqueles dias, vi os corpos serem depositados onde hoje fica o Super-Fácil, mas o povo conta que muitos foram armazenados na prefeitura”, conta a professora Elci Pacheco. Moradora de Santana há 54 anos, a educadora fala que a mudança para o prédio no bairro Paraíso significa a certeza de novos rumos para a cidade. “Minha mãe tinha uma pensão na Área Portuária e lembro que desde que esses galpões foram construídos sempre foi um lugar sem vida e nunca recebeu uma reforma decente, dava vergonha dizer que ali era a prefeitura, eu como moradora antiga espero que os novos ares se espalhem em Santana, a prefeitura velha não vai deixar saudades”, diz a professora Elci.
Atendimento eficiente - Os dois blocos que serão inaugurados são a primeira etapa do projeto que completo, irá formar o Centro Administrativo com quatro prédios de dois andares cada um, mais uma caixa-d’água que servirá de mirante, almoxarifado, garagem e uma maloca para os servidores. Os dois primeiros prédios custaram cerca de R$ 3 milhões resultado de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. Os blocos têm 40 ambientes e serão inaugurados completamente mobiliados, climatizado e informatizado, e foram adaptados para portadores de deficiência física, incluindo elevador. Cada bloco receberá o nome em homenagem a um servidor do município.
As demais secretarias, coordenadorias e autarquias continuam a funcionar onde estão atualmente, aguardando a conclusão dos demais prédios. “Iremos concentrar o atendimento ao público em um só lugar, vamos oferecer um serviço ágil e eficiente a partir de agora e com conforto para funcionários e população”, diz o prefeito Antonio Nogueira. Ele explica ainda que uma equipe técnica da prefeitura está trabalhando no projeto de revitalização da Área Portuária que prevê adaptação do galpão para que nele passe a funcionar um shopping popular. O prefeito anuncia que o desfile cívico do dia 13 de Setembro, dia da criação do Território, será transferido da rua Ubaldo Figueira para a av. Santana, em frente à Prefeitura, no bairro Paraíso.
A inauguração será amanhã, 10 de setembro, às 16:30, e inicia com uma cerimônia ecumênica e cívica. Às 20:00 começa a programação cultural com artistas locais e às 21:00 terá show com a cantora Carla Visi da banda Cheiro de Amor. A Prefeitura fica na av: Santana, bairro Paraíso.
Fonte: Assessora de Comunicação-PMS
9 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)


0 comentários:
Postar um comentário