23 de setembro de 2010

Eletronorte faz campanha contra queimadas sob linhas de transmissão

O grande aumento de focos de incêndio em florestas registrado nos oito primeiros meses deste ano - quando em comparação com o mesmo período do ano passado - levou a fornecedora de energia elétrica do Norte a lançar uma campanha preventiva.


No mês de agosto de 2009 foram registrados 38,6 mil focos de incêndio em todo o território nacional, no mesmo período de 2010, o registro foi de 263 mil - um aumento de quase sete vezes. Em muitos casos essas queimadas ocorrem próximas a linhas de transmissão, o que acaba ocasionando um grande prejuízo no fornecimento de energia elétrica. O fogo pode causar interrupção do sistema e desencadear desligamentos em série.


Por estes motivos, uma campanha contra queimadas começou a ser desenvolvida. De acordo com o gerente regional de produção da Eletronorte no Amapá, Marcos da Silva Drago, o Estado do Amapá teve poucos registros de queimadas, porém nos demais Estados da região Norte o índice é grande. "Em função da nossa vegetação nativa próxima às linhas de transmissão, aqui no Amapá nós não temos tido problema de interrupção do fornecimento de energia elétrica por causa das queimadas. O problema maior é causado quando comunidades fazem plantações de fácil combustão próximas às linhas de transmissão, como milho e cana-de-açúcar", destacou.


Mesmo sem registro de casos de queimadas, a Eletronorte, através de 12 brigadistas trabalha promovendo a conscientização das comunidades localizadas em áreas de possível combustão, que vai do município de Tartarugalzinho até o Amapá. A campanha será realizada durante todo o período de verão. "As comunidades têm aceitado muito bem a equipe de brigadistas, porém muitas vezes a combustão natural das plantações é que prejudica", afirmou Brago. Entre 2009 e 2010 houve registro de 17 ocorrências nas linhas de transmissão da Eletronorte.


Colocar fogo em mato é crime ambiental, com pena prevista de dois a quatro anos de prisão, além de multa. Geralmente pessoas que usam o fogo para devastar a vegetação, aproveita que ela está seca, para limpar os terrenos, na maioria das vezes, mas ignora o prejuízo que causa ao meio ambiente e ao bem-estar das pessoas.


Fonte: Eletronorte-Amapá

0 comentários: