22 de setembro de 2010

Prefeitura de Santana entrega 35 casas no Delta do Matapi

A Prefeitura Municipal de Santana entrega 35 casas aos moradores da comunidade do Delta do Matapí nesta quinta-feira (23), às 18h. As casas foram construídas com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Santana, resultado de uma iniciativa da Fábrica de Projetos do Município que enviou o projeto de construção de casas populares e foi aprovado pelo Ministério da Cidade. No valor de R$ 522 mil, o convênio vai contemplar famílias analisadas através de estudos sociais que em 2005 ocuparam irregularmente a área do Delta onde seria realizada uma obra de cunho sanitário.

Um dos itens avaliados pela coordenação técnica e social da Prefeitura foi a renda familiar dos então invasores, idade e sexo. Construídas em alvenaria, cada casa tem 36m² e possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Para melhorar a qualidade de vida dos futuros moradores, a Prefeitura implantou em novembro do ano passado o sistema de abastecimento de água na área.

Além das casas, a Prefeitura de Santana fará a entrega de um Centro Comunitário para a comunidade do Delta do Matapi. A proposta do prefeito Antonio Nogueira é o uso do espaço do Centro para realização de cursos profissionalizantes e palestras que abordem principalmente temas como gravidez na adolescência e qualidade de vida.

Outro curso que está na pauta é a de cultivo de hortas comunitárias caseira.
O prefeito Nogueira entrega às famílias contempladas o termo definitivo de posse que dará aos proprietários garantia de moradia estável e segura. “O que era um assentamento irregular e sem condições de moradia, se tornou um lugar habitável, com as necessidades básicas da população atendidas pelo governo municipal”, afirmou a secretária de infraestrutura, Sílvia Pessoa.

Fonte: Assessora de Comunicação - PMS

0 comentários: