20 de dezembro de 2011

Transferência de chefões do Iapen para presídio de segurança máxima é impedida pela Justiça amapaense

Fonte: A Gazeta

Uma liminar concedida pelo Desembargador Raimundo Vales, do Tribunal de Justiça do Amapá, negou a transferência de seis presos do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) para o Presídio Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, capital do Estado do Mato Grosso do Sul (MS).

O pedido de transferência foi ajuizado pela direção da penitenciária amapaense no dia 28 de janeiro deste ano. A autorização havia sido concedida, no último dia 14, pelo juiz Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Federal do MS. Naquele mesmo dia, foi iniciada a retirada dos referidos apenados dos pavilhões, quando a liminar estancou o processo de transferência.

Os presos são considerados de alta periculosidade e com várias condenações por tráfico, roubo e homicídios com penas que variam de 23 a 54 anos de detenção. De acordo com uma fonte de dentro do Iapen, os detentos são considerados como "chefões da cadeia" entre os internos. Eles seriam responsáveis por todas as articulações de tráfico, ordens a comparsas para roubos fora da prisão e até "sentenças de morte" para inimigos.

Seriam transferidos Adeilson Costa de Souza, o "Douglas do Iapen", condenado por homicídio e assalto; Luis Carlos Muniz, condenado por assalto; Jeovandro Oliveira Maciel, o "Gel", homicida e traficante, José Lino Coelho da Costa, o "Tuchê", condenado por assalto, André Luis Valentino Junior, o "Andrezão", traficante; e Rodrigo Teixeira de Souza, "Rorró", assaltante. A transferência agora depende de outra decisão judicial para que seja concretizada.

Presos do Amapá seriam transferidos para onde está megatraficante

Caso a transferência dos seis chefões do Iapen tivesse se concretizado, Muniz, "Gel", "Tuchê", "Andrezão", "Douglas do Iapen" e "Rorró" seriam "vizinhos" de um dos maiores traficantes de droga do Brasil: Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha.

O megatraficante está no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS) há um mês, quando foi transferido do Rio de Janeiro por determinação da Justiça Federal. Nem é considerado o segundo mais perigoso do país, só perde para Fernandinho Beira Mar - também preso em uma cadeia federal, em Mossoró, no Rio Grande do Norte (RN). Para se ter uma ideia do perigo que o chefe do tráfico da favela da Rocinha representa, quando foi transferido, Nem foi escoltado por um comboio formado por dez carros, com apoio de 40 policiais.

Em nota, a direção do presídio amapaense anunciou que tentará reverter a liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Amapá e que impediu a transferência dos seis bandidos para a cadeia federal.

O pedido de liminar foi impetrado por advogados dos seis condenados. Todos eles são perigosos. Porém, segundo fonte de dentro do Iapen, dois deles - "Gel" e "Andrezão" - se destacam pelo poder de decisão. O primeiro já fugiu e foi preso diversas vezes. Entre os anos de 2006 e 2008, "Gel" chegou a figurar a lista dos bandidos mais perigosos do Amapá. A área de domínio dele, quando estava solto, eram os bairros Pedrinhas e Araxá, na zona Sul de Macapá. Além de suas condenações por assalto, tráfico e homicídio somam sentenças de até 53 anos de prisão. Já "Andrezão" é traficante. Segundo fontes policiais, a influência criminosa dele - mesmo estando preso - ainda é exercida na zona Norte de Macapá.

0 comentários: