9 de dezembro de 2011

Sociedade amapaense comemora Dia Internacional de Combate à Corrupção

Foi celebrado na manhã desta sexta-feira, 9, o Dia Internacional de Combate à Corrupção. O evento, promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), ocorreu no auditório do Sebrae.

Durante o evento, foi exposto ao público um painel com o tema "Ética, Corrupção e Controle Social", além da apresentação de alguns projetos de combate e prevenção à corrupção, realizados pela CGU, como o programa "Olho Vivo".

"O primeiro passo para superar o problema é tomar consciência dele, das suas dimensões, da sua gravidade e da capacidade de causar danos a toda à sociedade", concluiu o chefe da CGU no Amapá, Osvaldo Trindade.

Outra ferramenta na luta contra à corrupção lembrada no evento foi o Portal da Transparência Nacional, que reúne e divulga as informações detalhadas sobre a aplicação do dinheiro público na esfera federal.

Para encerrar o evento, foi realizado um debate sobre o sistema brasileiro de votação eletrônica, apresentado pelo chefe do Departamento de Auditoria, Arionildo Barbosa, onde pontuou a participação fundamental da sociedade também no acompanhamento e controle efetivo no processo eleitoral.

Participaram do evento autoridades dos órgãos de controle, como Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), Receita Federal, Procuradoria da União no Estado do Amapá, Ministério Público do Estado do Amapá (MPE/AP), Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal do Amapá (PF/AP) e Auditoria Geral do Estado do Amapá (AGE).

Por Amelline de Queiroz/Secom

0 comentários: