15 de dezembro de 2011

Governo do Amapá vai reinaugurar o Trapiche Eliezer Levy no dia 23 de dezembro

O Governo do Estado do Amapá confirmou para o dia 23 de dezembro a reinauguração do Trapiche Eliezer Levy. Depois algum tempo parado, foram revitalizados tanto o bondinho quanto o Trapiche, que estavam expressivamente desgastados pela ação do tempo e o descaso da gestão passada. O valor da obra de recuperação do Trapiche e do bondinho foi orçado em R$ 2.066.977,04.

O bondinho tem agora dois motores elétricos de 18CV à bateria, com 2 metros de largura e 9 metros de comprimento. Tem ainda capacidade para transportar 24 passageiros e um tripulante e está todo climatizado. Também recebeu todos os grafismos das iconografias Maracá e Cunani, do Marabaixo e do obelisco do Monumento Marco Zero, tudo para valorizar a cultura regional.

Outra novidade que terá no Trapiche será o funcionamento de uma sorveteria e lanchonete no primeiro anexo e, no segundo anexo, bar e restaurante.

Para a secretária de Estado do Turismo, Helena Colares, o Trapiche é uma atração turística do Estado, pois, com a sua reinauguração, os visitantes poderão apreciar o majestoso rio Amazonas, acompanhados de suas famílias, dos amigos, além de poder fazer um lanche ou jantar em um dos anexos que voltaram a funcionar.

"Agora, dia 23, estaremos devolvendo mais um atrativo turístico para o turista e população em geral. Teremos muito mais a fazer através desta aliança que vem se consolidando entre iniciativa privada e poder público, no fortalecimento do turismo como indutor do desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado do Amapá", afirmou a secretária.

Durante a reabertura, o governo estará preparando uma programação que começará a partir das 16h, que inclui: foto lembrança, sorteio de brindes e brincadeiras, banda gospel, coral, chegada do Papai Noel, batuque, reinauguração oficial, banda Negro de Nós, Ramon Frazely e Banda Fuzaka.

Histórico

O Trapiche Eliezer Levy foi por muito tempo o ponto de chegada e saída da cidade. Antes dele, as embarcações aportavam na chamada Pedra do Guindaste, onde hoje está colocada a imagem de São José. O nome do Trapiche é uma homenagem ao então prefeito Eliezer Levy, que recebeu recursos do interventor do Pará, Magalhães Barata, para aquela construção.

Na última reforma, o Trapiche recebeu uma estrutura de concreto, onde funciona um restaurante e um bondinho para transportar os frequentadores. As embarcações aportam em outro lugar. O Trapiche Eliezer Levy, com 472 metros de comprimento, é uma das atrações turísticas da cidade.

Por Fernanda Picanço/Setur

0 comentários: