15 de dezembro de 2011

Projeto sobre Semana da Cultura Nordestina no Amapá é aprovado

Na manhã de ontem (14), no plenário da Assembleia Legislativa foi aprovado o projeto de Lei criando a Semana da Cultura Nordestina no Estado do Amapá. “Somos conhecedores que nosso Estado hoje é mesclado de pessoas de várias regiões e lugares do Brasil, mas nem outra apresenta tantos representantes aqui quanto à região nordeste. Foi pensando nesses imigrantes regionais que muito contribuem para o crescimento de nosso Estado é que apresento esta proposta parlamentar, que é a criação da Semana da Cultura Nordestina, trazendo para o conhecimento anual os costumes e tradições dessa região, tais como barraquinhas de beijo, literatura de cordel, pescaria, comidas típicas, danças, folclore e artesanato regional,” justifica a deputada Sandra Ohana (PP) autora do projeto.

De acordo com pesquisas do Instituto Brasileiro Geografia e Estatísticas do Amapá (IBGE), dos quase 700 mil habitantes do Amapá, pelo menos 40% têm origem nordestina, comprovada pela forte influência no comércio, no artesanato e em outras frentes de trabalho estabelecidas em nossa cidade. “Pode-se dizer que Macapá é um dos municípios mais nordestinos do Brasil fora do Nordeste. A criação da Semana da Cultura Nordestina não só será de grande importância para premiar estes que muito já fizeram e fazem pelo Estado, mas também será uma forma de recompensar estes bravos cidadãos que junto com os amapaenses ajudam a desenvolver o nosso Estado”, frisou a parlamentar.

Para o deputado Keka Cantuária ( PDT), a data é um bom momento de reflexão. Haja vista no ciclo da borracha em 1879, e os nordestino deram grande contribuição para o desenvolvimento do Brasil. Os demais deputados como Telma Gurgel (PRTB), Marília Góes (PDT) e Cristina Almeida (PSB), também contribuíram para a aprovação do projeto.

Nordestino

O Nordeste foi primordialmente habitado pelos homens da Pré-História, posteriormente pelos índios, que antes da colonização, realizavam trocas comerciais com europeus, na forma de extração do pau-brasil em troca de outros ítens. Mas foi durante o período de colonização que eles foram sendo incorporados ao domínio europeu ou eliminados, devido às constantes "batalhas" contra os senhores de engenhos.

A região foi o palco do descobrimento durante o século XVI. Portugueses chegaram em uma expedição no dia 22 de abril de 1500, liderados por Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.

Foi no litoral nordestino que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Países como a França, que não concordavam com o Tratado de Tordesilhas, realizavam constantes ataques ao litoral com o objetivo de contrabandear madeira para a Europa. Entre 1630 e 1654, a região foi dominada por neerlandeses e foi uma colônia da República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos (Holanda contemporânea), sendo chamada de Nova Holanda.

Fonte: Ascom/Assembleia Legislativa do Amapá

0 comentários: