1 de dezembro de 2011

Governo do Amapá anuncia mais investimentos no combate à Aids

O Amapá tem unido esforços no combate a Aids. Por intermédio da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vem atuando efetivamente em ações de  prevenção, combate, acolhimento e tratamento da Aids no Estado.

Como exemplo, podem ser citadas as ações de campanhas educativas, distribuição de preservativos, acompanhamento médico dos portadores de HIV e Aids, projeto Banco de Preservativo nas escolas, palestras educativas e a intensificação no enfrentamento a doença, com o envolvimento de instituições públicas e privadas na luta contra a doença.

O trabalho de assistência, acompanhamento, acolhimento e tratamento do paciente com HIV e Aids é desenvolvido pelo Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT), por intermédio do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O local oferece serviços de internação à pacientes, medicamentos incluindo os anti-retrovirais, além de médico, assistente social, nutricionista, psicólogo, infectologista, enfermeiro e farmacêutico.

Para 2012, a Sesa vai priorizar a descentralização dos serviços do SAE/CTA no Estado. O secretário de Estado da Saúde em exercício, Lineu Facundes, confirmou que os municípios de Santana, Oiapoque, Laranjal do Jari e Calçoene, serão os primeiros a receber os serviços.

Lineu Facundes também ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde vai priorizar, entre outros investimentos, a execução financeira de R$ 1,2 milhão disponível para o Amapá há quatro anos para serem investidos em assistência, tratamento e prevenção da Aids. Além de garantir apoio com recursos federais para as Organizações Não Governamentais (ONG,s), que atuam no combate a doença no Amapá.

Outra medida da Sesa será a intensificação das campanhas educativas nas escolas e nas comunidades, e a instalação de dispensador de camisinhas dentro das escolas da rede pública estadual.

Por Edy Wilson Silva/Sesa

0 comentários: