27 de agosto de 2011

Governo do Amapá prepara plano emergencial de infraestrutura para melhorar problemas da saúde

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe reuniu parte da equipe de governo para que fossem discutidas medidas emergenciais para resolver os problemas identificados no atendimento à saúde do Estado. Os secretários de Estado da Infra-Estrutura, Joel Banha, de Planejamento, Orçamento e Tesouro, Juliano Del Castilho, de Administração, Antônio Cleber, adjunto da Saúde, Lineu Fagundes, e o diretor técnico da CEA, Jucicleber Castro, estavam presente na reunião com o governador.

A área de infraestrutura é alvo de grande número de reclamações, entre usuários e profissionais da área médica. O governador Camilo Capiberibe disse estar ciente da situação e preocupado com os pacientes e profissionais. "Estamos estudando soluções para melhorar a permanência e atendimento de pacientes e acomodação dos médicos", disse o governador.

O secretário Joel Banha afirmou que engenheiros da Seinf trabalham nos projetos de readequação de enfermarias e alojamento de médicos e enfermeiros. O secretário explica que a Seinf está trabalhando atualmente no Hospital de Emergências, mas a equipe de engenharia está fazendo projetos que alcancem todas as casas de saúde.
"As estruturas são antigas e inadequadas para doentes, acompanhantes e profissionais", disse o secretário. Ele anunciou ainda que a climatização das enfermarias está prevista no projeto.

O engenheiro Jucicleber Castro, diretor técnico da CEA, informou ao governador que a CEA trabalha em regime de urgência para que as quedas de energia sejam resolvidas. "Hoje, trabalhamos pelos anos anteriores, porque não há registros na CEA de projetos elétricos em hospitais, ou seja, não dá para fazer manutenção de algo que não existe oficialmente. Temos que buscar saídas para não cair na ilegalidade. As instalações e o gerador não suportam a demanda", falou o diretor.

Além dos problemas de infraestrutura, a equipe discutiu alternativas para regularização do plantão médico. A proposta será apresentada na segunda-feira, 29.

Por Mariléia Maciel/Secom

1 comentários:

Anônimo disse...

O problema no só e os plantoes medicos é o piso salarial e as condicoes de trabalho no atendimento dos usuarios,o descaso com as irregularidades que tem o estado como municipios pagando as diferentes categorias como BOLSISTAS sem nenhuma garantia laboral,ferias ,13 ,disminuiçao de salarios ano tras ano ,tudo na maior impunidade e violacao da lei e constituicao nacional