24 de agosto de 2011

No Amapá, movimento LGBT tem apoio do governo

Integrantes do grupo dos Homossexuais e Thildes do Amapá (GHATA) reuniram-se ontem (23), com o governador Camilo Capiberibe e saíram do encontro com a definição do apoio do Estado para a realização da 11ª Parada do Orgulho LGBT do Meio do Mundo.

Fátima Gama, Ivana Antunes e Élida Lima, pioneiras do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) no Amapá, preparam a programação que vai ocorrer durante o mês de novembro de 2011, cujo ápice é a Parada, que este ano tem como tema “Paz, Amor e Todos os Direitos”.

De acordo com Fátima Gama, em novembro será comemorado o mês da diversidade. Na região Norte, o GHATA foi pioneiro em realizar a Parada no Amapá. Reúnem-se no evento cerca de 20 mil pessoas, independe da orientação sexual e identidade de gênero.

Ela explica que em vários pontos da cidade irão acontecer palestras, jogos da diversidade, ações de saúde e programações culturais, mas no dia 27 de novembro, data da Parada, a orla da cidade será palco da maior manifestação de combate à discriminação. Entre os temas das palestras estão o combate à violência e desigualdade, apoio à união estável e direitos humanos.

LGBT no Amapá

O GHATA foi fundado em 2001 e hoje tem aproximadamente 105 associados, todos militantes da causa, entre eles heterossexuais. Elas explicam que a entidade foi criada para defender os direitos humanos e a população LGBT. Durante estes dez anos, os integrantes comemoram algumas conquistas importantes, como a aprovação pela Câmara de Vereadores da inclusão da Parada no calendário do município, a criação do Dia da Visibilidade da Mulher Lésbica e do Dia do Combate à Homofobia.

Elas aguardam ainda para este ano a parceria com a Faculdade do Amapá (Famap), que vai conceder às associadas descontos nas mensalidades e em contrapartida eles ministrarão palestras e atuaram na gestão cultural da faculdade. Outra espera é pela apresentação na Assembleia Legislativa dos mesmos projetos aprovados em nível municipal, agora no Poder Legislativo Estadual.

Para organizar a programação do Mês da Diversidade, o GHATA conta com o apoio de diversas organizações, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), Conselhos estaduais e municipais das Mulheres e da Saúde, Secretarias de Estado da Mulher e de Cultura, além de populares sem ligação com qualquer entidade.

A diretora Fátima Gama aproveitou para anunciar que no dia 31 de agosto vai acontecer o retorno da Quarta Lilás, com programação cultural no Marco Zero do Equador.

Por Mariléia Maciel
Assessora de Comunicação

0 comentários: