23 de agosto de 2011

Arqueólogos fazem novas descobertas no Amapá

O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), por meio do Núcleo de Arqueologia, informou, ontem (22), que fez novas descobertas na BR-156, na Ponte do Torrão, a 35 km do município de Calçoene.

O estudo iniciou no mês de julho, através de um convênio entre a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) e o Iepa, onde ficou firmado que os arqueólogos do instituto iriam verificar o licenciamento ambiental e acompanhar as obras de asfaltamento do trecho entre os municípios de Oiapoque e Calçoene.

De acordo com o arqueólogo do Iepa, João Saldanha, foram encontradas evidências de um sítio arqueológico no local.

“Passamos mais de duas semanas acompanhando o processo das obras e encontramos evidências de casas indígenas, fragmentos de cerâmicas, entre outros”, disse Saldanha.

Ele explicou ainda que, após a descoberta, o material é recolhido e levado ao laboratório do Iepa. Em seguida, é lavado e passa por um processo de restauração, momento em que as peças são montadas. Todo o material será estudado, onde serão verificadas adaptações das peças e para quê elas serviam na época antiga.

“A arqueologia, apesar de ser uma das unidades mais novas do Iepa, vem conseguindo ser destaque nas suas ações institucionais. Os pesquisadores e pessoal de apoio estão desenvolvendo trabalhos importantes tanto para a ciência quanto para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, afirmou João Saldanha.

Sítio Arqueológico

É um local ou grupo de locais (cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão) onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico (artefatos, construções). Os mais conhecidos correspondem a cidades, templos, cemitérios e túmulos antigos soterrados. No Brasil, esses locais são protegidos por lei e é crime destruí-los.

Por Fabíola Gomes
Assessora de Comunicação

0 comentários: