2 de agosto de 2011

Amapaense é selecionada na Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Escola Estadual Josefa Jucileide, informou, nesta terça-feira, 2, que a professora Gercilene Vale, foi uma das selecionadas do Amapá no concurso “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”, sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O concurso é de iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e desenvolve ações de formação de professores. O objetivo é contribuir para ampliação do conhecimento, aprimoramento do ensino da escrita, que premia produção de poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas.

A representante da Cenpec, América Marinho, está no Amapá visitando a Escola José Jucileide e acompanhando o trabalho realizado pela professora e pelos alunos da instituição.

“Estamos selecionando boas práticas desses professores para levarmos para o nosso seminário, que será realizado em Brasília, onde serão apresentados os relatos das práticas e, posteriormente, discutidos durante o evento”, explicou a representante da Cenpec.

Ela destacou ainda que, muito mais que um concurso de textos, a olimpíada é uma oportunidade para aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Segundo a professora Gercilene Vale, o gênero escolhido foi o “Conto de Fadas”, onde os alunos foram buscar na comunidade pessoas que pusessem contar histórias e registrar, através de textos, onde foram trabalhados a pontuação, a inserção do discurso direto, o discurso padrão do texto, entre outros.

“Ao final do bimestre, pude perceber que os alunos que participaram da atividade tiveram resultado muito bom. Eles conseguiram captar que o gênero contos de fadas tem características próprias e trabalharam além da escrita, a leitura”, disse a professora.

Ao total, foram escritos 1.500 professores e selecionados apenas 25 em todo o Brasil.

Fonte: Ascom/Seed

1 comentários:

InfoTI disse...

que boa notícia!!
nós professores ficamos felizes com destaques como esse.