3 de agosto de 2011

Governador do Amapá empossa novos secretários

O Governo do Estado do Amapá completou, ontem (2), sua equipe de secretários efetivos com a posse de seis novos gestores, dadas pelo governador Camilo Capiberibe, que empossou ainda o diretor da Companhia de Gás do Amapá (Gasap). Assumiram os secretários José Maria Lobato, na Secretaria da Educação; Edílson Pereira, na Secretaria da Saúde; Garyton Toledo, na Secretaria do Meio Ambiente; Jucinete Alencar, na Secretaria da Receita Estadual; Antônio Kleber, na Secretaria da Administração e na Gasap tomou posse Rubens Gemaque.

A secretária da Receita, Jucinete Alencar, falou em nome dos demais empossados e salientou que estas nomeações são conquistas dos servidores públicos do Amapá. “Temos compromisso com as pessoas e vamos colocar em prática políticas públicas em todos os setores. No caso da Receita Estadual, minha equipe se empenhará para garantir incremento para a Receita, facilitar o cumprimento da arrecadação tributária e aumentar os recursos para que o Estado possa investir em obras e serviços públicos”, disse Jucinete.

O governador Camilo Capiberibe afirmou saber da expectativa da população com relação aos novos secretários, mas assegurou que as medidas foram necessárias e no momento correto, mantendo as políticas de atendimentos. “Agradeço aos secretários que compartilharam o governo comigo e que agora assumem outras funções. Nossa gestão continua com os novos gestores compartilhando trabalho e responsabilidades”, falou o governador.

Ele fez um breve relato dos sete meses de governo mostrando que, mesmo com as dificuldades, conseguiu avançar. “Estamos trabalhando e pagando dívidas da gestão passada. Até agora foram pagos R$ 231 milhões. A quitação de dívida é importante e prioritária para que continuemos a avançar. Mas, o dinheiro que sai dos cofres do Estado para pagar obras da gestão passada não é visível. Nosso esforço é para equilibrar as finanças e entregar resultados”, disse o governador.

Para o gestor, as parcerias estão sendo importantes para a reorganização do Estado, e citou como exemplo a Assembleia Legislativa e o Ministério Público, cujos representantes, deputado Moisés Souza e procuradora Ivana Cei, estavam presentes na cerimônia. “No ano passado, a saúde virou caso de polícia, e agora, com o MP, estamos fazendo um esforço, que não é pequeno, para normalizarmos a oferta de serviços de saúde. Até dezembro deste ano, o povo vai sentir a diferença. Os deputados estaduais compreendem a importância de nosso trabalho. Trabalhamos alinhados. Até a oposição é importante. Hoje, o Amapá é de ampla liberdade”, finalizou o governador.

Perfil dos secretários

Secretário de Estado da Educação (Seed)

José Maria Lobato tem 55 anos, primeiro prefeito eleito do município de Serra do Navio e de 1995 a 2002 assumiu funções no Governo do Estado do Amapá, como a chefia da Divisão de Apoio Administrativo e a direção do Departamento de Indústria da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Na Prefeitura Municipal de Macapá foi secretário do Meio Ambiente e Turismo (Semat) e na Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), exerceu o cargo de diretor de Trânsito. No Tribunal de Contas do Amapá (TCE) atuou como assessor de Gabinete. É membro fundador da Câmara de Comércio Exterior, conselheiro representante do Governo do Estado do Amapá no Conselho de Autoridades Portuárias do Pará e Amapá - Companhia das Docas do Pará (CAP).

Secretário de Estado da Saúde (Sesa)

Edilson Afonso Mendes Pereira é fisioterapeuta com especialização em Planejamento em Saúde pela Universidade Federal da Bahia; especialista em Gestão de Unidade Hospitalar e Reabilitação Integrada em Neurologia e mestre em Planejamento de Políticas Públicas. No serviço público, Edilson Pereira assumiu até o ano de 2002, a direção geral do Centro de Reabilitação do Estado do Amapá (Creap). Posteriormente, até o ano de 2008, esteve como assessor técnico do Fundap da Universidade Federal do Amapá. Foi diretor geral do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior, no período de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011, data que assumiu a função de secretário adjunto de Gestão, pela Secretaria de Estado da Saúde.

Secretária de Estado da Receita Estadual (SRE)

Jucinete Carvalho de Alencar é bacharel em Administração e Geografia, tem 39 anos, é funcionária de carreira da Secretaria da Receita Estadual desde 1992. De 1995 a 2003 foi chefe do Posto Fiscal da Receita no Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), quando assumiu, até 2011, a Coordenadoria de Arrecadação da Receita Estadual. É especialista em Gestão Fazendária, Magistério Superior e Administração Pública e mestre em Planejamento de Políticas Públicas.

Secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema)

Grayton Tavares Toledo é engenheiro agrônomo formado pela Escola Agrícola de Costa Rica e tem 35 anos. Atualmente, está concluindo MBA em Gestão Empresarial e fazendo especialização em Gestão e Direito Ambiental. É consultor de Gestão Agroambiental do Sebrae e instrutor nos setores público, privado e terceiro setor. Tem vasta experiência em ONG’s nacionais e internacionais. É a primeira vez que exerce cargo no setor público.

Secretário de Estado da Administração (Sead)

Antônio Kleber de Souza dos Santos é advogado, tem 41 anos, é bacharel em matemática e direito, e pós-graduado em Direito Civil e Direito Empresarial. Antes de assumir o cargo no Detran, foi agente de polícia, assessor jurídico do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP), onde também exerceu o cargo de gerente de Instalação e Implantação do órgão.

Diretor presidente da Companhia de Gás do Amapá (Gasap)

Rubens Celestino Gemaque é funcionário do governo federal, lotado na Secretaria de Estado da Agricultura, tem 52 anos e é engenheiro agrônomo especialista em Planejamento do Desenvolvimento Rural. Foi coordenador do Projeto de Execução Descentralizada de 1997 a 2001 e secretário de Agricultura do Estado em 2002. Assumiu ainda a diretoria de Assentamentos do Incra e a diretoria de Patrimônio Fundiário do Terrap.

Fonte: SECOM/GEA

0 comentários: