6 de agosto de 2011

Governo do Amapá dá início ao processo de discussões sobre o Carnaval 2012

O auditório da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) foi o local da primeira reunião entre representantes dos segmentos que fazem o carnaval no Amapá e técnicos de secretarias do governo. O encontro foi organizado pela Secult, atendendo a uma orientação do governador Camilo Capiberibe, que pretende realizar o Carnaval 2012, a partir da construção do projeto desenvolvido diretamente pelos atores que trabalham nessa grande festa.

A partir desta semana até a data derradeira do Carnaval haverá uma programação intensa de encontros, debates, seminários (com palestrantes de fora e de dentro do Amapá), workshops, encontros interssetoriais e encontros com a imprensa.

Este primeiro contato foi para se tecer uma ampla discussão a respeito das necessidades, demandas, insatisfações, sugestões de cada setor para, a partir daí, se traçar um norte de como deve ser tratado o Carnaval amapaense, tanto pela gestão pública, como pelos organizadores e realizadores.

Para isso, estiveram presentes representantes da Liesa, Abloca, Liba, Libromica (Santana), Abisa, Banda, Aiô Folia. A intenção, para as reuniões futuras, é envolver também representantes dos carnavais de outros municípios, da Confraria Tucuju, que realiza a Batalha de Confetes e demais entidades.

Muitas sugestões foram colocadas: da necessidade de se discutir o papel de cada segmento, profissional, entidades, órgãos, empresas, no processo do carnaval; de envolver a imprensa na construção de uma divulgação que possa intensificar a publicidade do evento para outros estados da federação, dando suporte a ela; definir uma linha de discussão que atenda as demandas de todos os segmentos e as especificidades de cada um; trabalhar a questão da captação de recursos e investimentos em capacitação.

Muitos outros aspectos foram conversados e serão tratados com exclusividade, ponto a ponto, nos encontros futuros. A iniciativa agradou. “É assim que se deve definir os rumos da nossa cultura no Amapá, escutando cada segmento que compõe a estrutura. O Carnaval deve ser pensado pelos que fazem Carnaval. Estou muito feliz de estar presenciando este encontro e vendo o empenho dos participantes. É claro que vamos lavar muita roupa suja, mas é assim que deve ser”, disse o presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá, Orles Braga.

O secretário de Cultura, Zé Miguel, explica que a satisfação do governo é poder ver algum dia o Carnaval amapaense reconhecido e respeitado fora do Amapá. “Mais que isso, ficarei feliz quando nós conseguirmos autossustentar o Carnaval, gerando recursos na ordem de milhões, e que esse dinheiro beneficie a costureira responsável em confeccionar os abadas e fantasias, quando nossos blocos já puderem comprar os equipamentos, materiais e ferramentas aqui dentro do Estado. O Amapá já faz um grande Carnaval, mas com todo mundo construindo junto a festa só tende a melhorar, seja micaretas, blocos, escolas de samba, banda”, diz Zé Miguel.

O próximo encontro está marcado para a terça-feira, 9, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), no Teatro das Bacabeiras, a partir das 15h. Das secretarias, estiveram presentes representantes dos seguintes órgãos: Secult, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado da Administração (Sead), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Polícia Militar (PM/AP), Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Escola de Administração do Amapá (EAP), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedoriamos (Sete) e Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinf).

Por Rita Torrinha/Secult
Assessora de Comunicação

0 comentários: