13 de agosto de 2011

NHMET alerta sobre as variações climáticas no Amapá

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMET) do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) desenvolve o trabalho da previsão do tempo e clima para o Estado.

O departamento desenvolve coleta e análises de boletins meteorológicos diários, além da previsão da altura da maré, de pesquisas relacionadas com modelos meteorológicos, hidrológicos, entre outras.

De acordo com o mestre em Meteorologia do NHMET do Iepa, Jefferson Vilhena, o trabalho do Núcleo é importante, uma vez que os alertas meteorológicos visualizados com antecedência servem para que a população possa se prevenir perante a estes acontecimentos.

O Estado do Amapá se encontra em uma região de forte variabilidade climática, que compreende um período chuvoso e outro seco. Durante o período chuvoso observam-se as enchentes e alagamentos das cidades, enquanto que no período seco observam-se os incêndios.

Segundo Vilhena, diante das pesquisas realizadas recentemente, existe uma anormalidade do clima, que se encontra em constante alteração devido às mudanças climáticas (de ordem global) e às alterações das cidades (de ordem local). Para tanto, a junção desses fatores alteram consideravelmente o clima da terra.

“No momento estamos observando a desintensificação de um evento que ocorre no Oceano Pacífico, chamado de La niña, que tem como principal característica alterar o regime de chuvas no Estado. Por isso, é provável ter aumentado tanto em quantidade, quanto em período de ocorrência as chuvas no Amapá, fazendo com que se prolongue o período chuvoso, que normalmente terminaria no início de julho”, explicou Vilhena.

Ele ressalta ainda que para os próximos dias as chuvas diminuam de intensidade, sendo cada vez menos frequentes. Porém, de acordo com as previsões, os períodos de chuvas voltarão a se intensificar a partir da segunda quinzena do mês de outubro, devido à persistência do fenômeno La niña.

Meteorologista

Tem por finalidade desenvolver pesquisas relacionadas ao tempo e ao clima, como também disponibilizar as informações das condições do tempo (previsão do tempo), como temperatura, vento, umidade relativa do ar e da chuva.

Por Fabíola Gomes
Assessora de Comunicação

0 comentários: