13 de agosto de 2011

Presidente Dilma considera inaceitável vazamento de fotos

A presidente Dilma Rousseff considerou inaceitável o vazamento de fotos dos presos na Operação Voucher, que investiga um suposto esquema de desvio de verbas no Ministério do Turismo.

As imagens foram publicadas em um jornal do Amapá ontem (12) e mostra alguns dos detidos sem camisa, segurando placas com seus nomes. Entre os presos que aparecem nas fotos está o secretário-executivo do ministério, Frederico Silva da Costa, e o ex-presidente da Embratur Mário Moysés.

Segundo a assessoria de imprensa do Planalto, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) tome providências em relação à divulgação das fotos.

Ontem, 16 dos 18 presos preventivamente durante a operação tiveram seus pedidos de liberdade aceitos pela Justiça.

Deflagrada na terça-feira (9), a Operação Voucher prendeu um total de 36 pessoas, em São Paulo, Brasília, Curitiba e Macapá. Ao todo 38 mandados de prisão foram expedidos na ação que envolveu 200 policiais. Duas pessoas seguem foragidas.

As investigações começaram em abril e apontaram possíveis irregularidades em um convênio de R$ 4,45 milhões firmado entre o Ministério do Turismo e o Ibrasi (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável).

1 comentários:

Anônimo disse...

A ação da Polícia Federal foi a mais absurda possível! As pessoas foram pré-julgadas e tratadas como bandidas antes mesmo de qualquer julgamento legal. Conheço uma pessoa servidora do Ministério do Turismo que foi presa ilegalmente, só por ser Técnica. Isso não significa que seja bandida ou corrupta. Apenas fez um consurso para Técnica e trabalhava como tal, dando pareceres que seguiram todos os trâmites legais. Se fosse alguém ligado a qualquer esquema, estaria andando de carro de luxo e morando em área nobre em Brasília. No entanto, anda de ônibus e mora em cidade-satélite, de aluguel! A ação foi pior que na ditadura. Nâo julguem as pessoas com antecedência. Quando um ato desse não acontece com a gente ou quando não acontece com pessoas que gostamos ou temos amizade, não damos a mínima. Mas quando acontece com a gente, sempre perguntamos: quem vai se preocupar comigo? Não só o vazamento de fotos foi inaceitável, mas toda a operação em si. Tudo isso não passou de uma farsa para encobrir os verdadeiros culpados. E esses coitados foram os escolhidos pra isso.