21 de dezembro de 2010

PF prende cinco por suspeita de fraude em licitação no Amapá

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (20) em Macapá cinco pessoas acusadas de fraudar uma licitação da Secretaria do Estado da Educação do Amapá.
Os nomes dos presos não foram divulgados. A PF afirmou apenas que se trata de dois empresários, um lobista e um servidor público, além de uma pessoa com profissão ignorada. Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça Federal no Amapá.

De acordo com a PF, a licitação fraudada pelos suspeitos envolvia a construção de bancadas para computadores de cem escolas da rede estadual de ensino do Amapá. O valor envolvido era de cerca de R$ 1,2 milhão.

Segundo a PF, antes mesmo da realização da licitação as bancadas já estavam sendo construídas por uma das empresas, que, de acordo com o esquema, seria a vencedora, disputando com outras firmas de fachada.

Quando o resultado foi homologado, a empresa vencedora recebeu todo o valor do contrato mesmo tendo entregado menos de 20% das bancadas. Quando a fraude foi descoberta, segundo o PF, os envolvidos tentaram construir o restante das mesas para dar legalidade ao processo.

De acordo com a PF, os suspeitos podem ser indiciados sob suspeita dos crimes de fraude a procedimento licitatório, falsidade ideológica e peculato (desvio de verba por funcionário público).

Fonte: Folha.com

0 comentários: