4 de dezembro de 2010

Datena x ateus: Ministério Público Federal exige retratação de apresentador

Fonte: Site Comunique-se

O apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, poderá ter que se retratar em seu programa “Brasil Urgente”, conforme pede o Ministério Público Federal de São Paulo. O pedido do MPF é baseado nas declarações do apresentador em relação ao público ateu, o qual Datena culpa por muitos malefícios que ocorrem na sociedade.

“É por isso que o mundo está essa porcaria. Guerra, peste, fome e tudo mais, entendeu? São os caras do mau. Se bem que tem ateu que não é do mau, mas, é...”, disse Datena durante programa ao vivo, exibido em julho deste ano.

Além do apresentador, o repórter Marcio Campos, que estava no ar com Datena, também discriminou o público ateísta. Naquele mesmo dia (27/07), o programa "Brasil Urgente" lançou pergunta interativa com os telespectadores, indagando qual era a opinião do público acerca da quantidade de pessoas que acreditam ou não em Deus, o que, segundo os documentos oficiais da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, resultou em mais ofensas de Datena.

“É provável que entre esses ateus (referindo-se ao resultado da pesquisa) exista gente boa que não acredita em Deus, que não é capaz de matar alguém, mas é provável que tenham bandidos votando até de dentro da cadeia”, declarou o apresentador.

A partir desses julgamentos, o Ministério Público Federal determinou a retratação de Datena durante o programa Brasil Urgente por, no mínimo, o dobro do tempo utilizado pelo apresentador para manifestar suas opiniões contrárias sobre o ateísmo.

Em setembro, uma associação de ateus chegou a pedir que o apresentador se retrasse. Na ocasião, Datena disse que a emissora, se autorizasse, poderia dar espaço para a associação.

Procurada pela reportagem do Comunique-se, a Band disse que irá se manifestar somente em juízo.

0 comentários: