18 de dezembro de 2010

Hidrometeorologia prevê chuva acima da média no Amapá

O Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis, ligado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), divulga entre os dias 22 e 23 de dezembro o Boletim Climático do Estado. Uma análise preliminar aponta chuva acima da média provocada pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico por meio do fenômeno La Niña.

La Niña é um fenômeno que corresponde ao resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental formando uma piscina de água fria nesse oceano. Entre os efeitos, produz fortes mudanças na dinâmica geral da atmosfera, alterando o comportamento climático; os ventos alíseos mostram-se mais intenso que o habitual e as águas mais frias, caracterizando o fenômeno. La nina começa a se desenvolver em um certo ano, atinge sua intensidade máxima no final daquele ano, vindo a dissipar-se em meados do ano seguinte, podendo durar ate 2 anos.

O chefe do Núcleo, Daniel Gonçalves das Neves, explica que o inverno será um pouco mais intenso quanto à chuva, mas o período de maior volume se concentrará nos meses de março, abril e maio de 2011. “O Norte deve ter chuvas acima da média dos últimos anos, com alteração na temperatura e aumento relativo da umidade”.

O Boletim Climático do Amapá traz informações a respeito das regiões com maior concentração de chuvas, temperatura, umidade relativa do ar, quantidade de chuva e outros dados.

Apesar de conter informações sobre os dezesseis municípios, o Boletim vai priorizar estatísticas das duas principais cidades: Macapá e Santana. O motivo é por concentrar a maior densidade populacional do Estado. O Boletim Climático é preparado com base em uma série de dados via satélite, equações atmosféricas, simulações, variáveis do tempo, temperatura, ventos, umidade e ainda reúne informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Os dados podem ser acessados pelo site www.cptec.inp.br.

Fonte: Iepa

0 comentários: