16 de fevereiro de 2012

Cai o número de casos de dengue no Amapá

O Amapá registrou este ano 25 casos de dengue. Em todo o país foi registrado uma queda de 62% nos casos da doença em relação ao mesmo período do ano passado. A redução nos casos mais graves foi de 86%. O levantamento de Infestação do Aedes aegypti (Lira) 2012, avaliou 536 cidades brasileiras e mostrou que o Amapá avançou em suas ações no combate ao mosquito.

Segundo o coordenador estadual de combate a dengue da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Sávio Sarquis, o Amapá não registrou nenhuma morte por dengue este ano. A estatística mostra o nível de organização, planejamento e monitoramento, além da preocupação do governo do Estado com o auxílio dos municípios na prevenção e combate a doença. "Quanto mais cedo a doença for detectada, mais rápido são tomadas as precauções necessárias", reforçou Sávio.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende implantar ainda neste primeiro semestre o projeto "Dez minutos contra a dengue", uma campanha educativa com o objetivo de ensinar a população quais as medidas necessárias no combate ao mosquito.

Para o secretário de Saúde, Edilson Mendes Pereira, investir na capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à dengue é imprescindível. Ele citou que ainda este ano mais ações abrangentes irão acontecer junto à população. "A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença", concluiu.

Os sintomas

Ao sentir febre alta, dor de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações, busque orientação médica. Alguns cuidados como manter-se em repouso e beber muito líquido são fundamentais no tratamento da doença.

Tome medidas preventivas e que impeçam o mosquito de atingir a sua casa, combata os focos, não deixando água acumulada em nenhum recipiente e mantendo o quintal sempre limpo. Assim o Amapá se livra da dengue.

Por Sônia Sandim/Sesa

0 comentários: