1 de fevereiro de 2012

Amapá recebe visita técnica da Copa do Mundo de Futebol para fiscalizar o estádio Zerão

O Comitê Organizador da Copa do Mundo de Futebol 2014 confirmou nesta quarta-feira, 1º, a vinda de um técnico para verificar o Estádio Milton de Sousa Corrêa, o Zerão. Será a primeira visita de uma série de fiscalizações visando a liberação do estádio como centro de treinamento de seleções para a maior competição futebolística mundial.

A chegada do técnico foi confirmada para a madrugada de sexta-feira, 3, e visita a partir das 11h. Acordo firmado entre a Federação International Association e o Ministério do Esporte impedem que, nesse primeiro momento, seja dado qualquer tipo de posicionamento sobre o local, em virtude de se tratar de uma visita técnica. A divulgação oficial será feita posteriormente por uma comissão que virá ao Estado confirmar o local como centro, desde que ele seja aprovado.

Da solicitação de centro de treinamento até o momento já decorreu um ano de avaliações. Vários estados estão se colocando à disposição, mas nenhum consegue ter tanta tranquilidade em termos de tráfego e condições para abrigar uma seleção. Do estádio para o hotel são 10 minutos. O fluxo de veículos é o menor já visto em outros estados e a condição do gramado pode ser importe na aprovação do local, este preparado nos mesmos moldes do Maracanã.

O estádio Zerão

Denominado oficialmente de Estádio Estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão foi inaugurado em 17 de outubro de 1990, numa partida em que o Independente venceu o Trem por 1 a 0, dois clubes locais. O gol foi marcado pelo jogador Miranda.

Na época da inauguração o estádio se chamava Ayrton Senna, porém, após a morte de Milton de Souza Corrêa, ex-presidente da Guarany Atlético Clube, o campo de jogos recebeu o nome atual.

O estádio tem a designação de Zerão por estar localizado exatamente a 0 grau de latitude, de acordo com o datum SAD-69. Foi construído de maneira que a linha do Equador passe exatamente pelo meio do gramado, fazendo com que cada time jogue um tempo de jogo em um hemisfério (Norte ou Sul).

Os jogos de maior importância no Zerão são aqueles realizados pelos times amapaenses na Copa do Brasil. O último ocorrido por esta competição, entretanto, foi a vitória do Paysandu (PA) sobre o São José por 1 a 0, em fevereiro de 2007.

Em 2011, o governador Camilo Capiberibe reiniciou as obras de reforma estádio.

Por Mario Tomaz/Sedel

0 comentários: