23 de fevereiro de 2012

Amapá mantém o melhor saldo de empregos com carteira assinada do Brasil, revela Caged

O Amapá permanece no topo da lista dos estados com melhor saldo positivo proporcional na geração de empregos com carteira assinada. Com um crescimento de 12,41% no estoque de assalariados formais nos últimos doze meses, o Amapá começa 2012 mantendo a mais alta taxa proporcional do país. Nesse período, foram gerados 37.363 novos empregos, contra 29.738 desligamentos, garantindo um saldo positivo de 7.625 contratações.

O Amazonas vem em segundo lugar, com variação positiva de 10,08% no  mesmo período. Somente estes dois estados registraram variação positiva acima de 10% entre todos os entes da federação. A média nacional ficou em 5,93%, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os setores da Construção Civil, Serviços e Extrativo-Mineral foram os que mais garantiram acréscimo ao estoque de assalariados com carteira assinada em janeiro. Para o governador Camilo Capiberibe, os dados do Caged reforçam a certeza de que o investimento público do governo estadual no setor de infraestrutura foi uma estratégia bem definida por sua gestão.

"Os números refletem o resultado de investimentos públicos e privados no Amapá, inclusive com a retomada de diversas obras paradas, como a avenida Tancredo Neves, Cidade do Samba, Feira do Pescado, os três trechos da BR-156, PAC Habitação, PAC Saneamentos, Hospital de Santana, entre outros", afirma o governador.

"Além disso, temos o lançamento pelo governo do Estado de obras novas, como o Píer do Santa Inês, Rodovia Norte/Sul, reforma e ampliação do Museu Sacaca e Trapiche Eliezer Levy, entre outras. Eles também demonstram a confiança do setor privado local, que está investindo e impulsionando a geração de empregos. Isso mostra o acerto do rumo adotado", ressalta Camilo Capiberibe.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro, Juliano Del Castilo Silva, a retomada de diversas obras pelo governo do Estado tem impulsionado a construção civil.

"A expectativa é de mais crescimento em 2012, com o andamento das obras da BR-156, rumo ao Norte, que geram em média 450 empregos diretos em cada um dos três trechos, segundo as empresas executoras. Este ano, também teremos o investimento privado nas obras das hidrelétricas (Ferreira Gomes e Santo Antônio do Jari), que alcançará seu pico de contratação ao longo dos próximos meses", explica Del Castilo.

Fonte: Núcleo de Jornalismo/Secom

0 comentários: