17 de fevereiro de 2012

Bloco A Banda será patrimônio cultural do Amapá

Tramita na Assembleia Legislativa do Amapá, Projeto de Lei do deputado Bruno Mineiro (PT do B), tombando o Bloco de Sujo a “BANDA”, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amapá. Bruno Mineiro justificou reconhecendo que na terça-feira gorda, quando o bloco sai nas ruas e avenidas de Macapá, reúne mais de 150 mil pessoas, entre brincantes e espectadores para brincar o carnaval mais democrático do Estado.

"Pessoas de todos os municípios do Amapá e de outros estados participam do bloco. A “BANDA” é o bloco que oportuniza aquelas pessoas que não tem condições de comprar uma fantasia para sair nas escolas de samba, nas micaretas e, nem mesmo pagar um ingresso para entrar no sambódromo ou em um baile de salão, na banda todos tem a oportunidade de brincar o carnaval com qualquer fantasia, sem discriminação, é um grande exemplo de inclusão social".

O Bloco a “BANDA”, saiu pela primeira vez nas ruas e avenidas de Macapá em 1965 e este ano está completando 47 anos de carnaval. O bloco pertence à Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco a “BANDA”, que adquiriu personalidade jurídica no dia 19 de dezembro de 1998 e teve sua diretoria assim composta, Presidente: José Figueiredo de Souza (SAVINO), Vice-Presidente Jarbas Ferreira Gato, 1° Secretário: Helder Arcângelo de Sá Miranda, 2º SECRETÁRIO: Antônio Pereira Cardoso, 1ª Tesoureira: Maria Dos Anjos S. Miguel, 2º Tesoureiro: Jonas Guimaque, Conselho Fiscal: Titulares: José de Arimatéia Vernet Cavalcante, Leônidas Cardoso Platon, Ana Lúcia Mendonça Palheta, Suplentes: Hédio José Carneiro de Souza, Filomeno Ferreira Maciel e Orlando Maia Barros.

Em 2012 a banda está organizando a passagem pelas ruas e avenidas da capital em parceria com o Governo do Estado, com os tradicionais bonecos e com a grande preocupação com a segurança de todos, para que os brincantes possam se divertir com tranquilidade e muita paz. Para o Deputado Bruno Mineiro, proporcionar esse título para o bloco “A BANDA” é uma forma de reconhecer a importância deste bloco para a cultura amapaense.

Fonte: Departamento de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá

0 comentários: