“Deus está em tudo nas nossas vidas”, disse Maria das Graças Barreto, esposa do candidato Lucas Barreto, descrevendo o sentimento da tradicional festa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Acompanhada do marido, das três filhas e da sogra, dona Nazaré Cantuária, todos os anos se prepara para acompanhar o Círio em Macapá. Um grande pôster de Nossa Senhora de Nazaré saúda quem chega à residência da família. “Acredito que o Círio é a maior manifestação de fé e devoção do povo de Deus”, disse Graça.
A casa da matriarca da família, que recebeu seu nome em homenagem a Virgem de Nazaré, na rua Hamilton Silva, fica no trajeto da romaria. É lá que todos se unem para distribuir água para os romeiros e promesseiros. “É o nosso gesto de solidariedade àqueles que agradecem pelos feitos de Maria em suas vidas”, explica dona Graça.
Com o tema “Maria bem aventurada porque acreditou”, o Círio de Nazaré 2010 convida a uma reflexão sobre a fé e a esperança em dias melhores para o Amapá. “Neste domingo (10), Lucas e toda a nossa família vamos desejar um círio recheado de paz e amor para todos os amapaenses”, finalizou a esposa do candidato.
Círio - Apesar da capital do Amapá ter como padroeiro São José, a primeira procissão do Círio de Nazaré realizada em Macapá aconteceu em 1934. A tradição é uma herança do período em que o Amapá pertenceu ao estado do Pará, como Território Federal. A festa é realizada sempre no segundo domingo de outubro, com uma missa em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima e saída da romaria até a Igreja de São José.
Fonte: Ascom Coligação União Popular pela Mudança
8 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário