29 de outubro de 2011

Agência de Fomento do Amapá abre concurso público para completar seu quadro funcional

Desde sua fundação, a Agência de Fomento do Amapá (Afap), empresa pública de economia mista, não possui quadro funcional próprio, já que a maioria de seus 49 colaboradores são cedidos da estrutura do governo do Estado.

Nesses dez anos de operação no mercado de fomento, com duas mudanças de governo, a Afap sentiu o peso de não ter um quadro funcional próprio e com um plano de carreira elaborado.

De uma das melhores agências de fomento do país, no espaço de oito anos, ela chegou a ser uma das mais deficitárias em suas operações de crédito, gerando prejuízo tanto em nível social quanto econômico por não ter um foco definido, nem uma estratégia de crescimento elaborada que desse consistência à sua missão: fomentar o crescimento sustentado dos micro e pequenos investidores, investindo na economia solidária. Algo impensável no âmbito das boas práticas da gestão empresarial e das políticas públicas.

Hoje, de volta ao caminho do crescimento e com a meta de ser uma das mais positivas em suas operações, a Agência – que é conhecida como o Banco do Povo – abre concurso para suprir o déficit de 32 profissionais em seu quadro funcional e ainda criar um cadastro de reserva para contratações futuras.

Know how

Para a realização do concurso, a Afap conta com a parceria da Fundação Marco Zero, instituição que tem as cores da bandeira amapaense, que opera com autonomia administrativa e sem fins lucrativos.

Criada em 2008, a FMZ se destaca por sua atuação no apoio ao ensino no Estado, investindo em pesquisa e extensão. Sua experiência na elaboração de concursos públicos foi fator decisivo para o convite a somar forças na missão de elaborar e coordenar o concurso, garantido sua total lisura, segurança e transparência.

Segundo a FMZ, as provas serão elaboradas por mestres e professores de outros estados para garantir a qualidade, lisura e sigilo do certame.

Para compor a comissão organizadora do concurso será convidado o Ministério Público do Estado do Amapá (MPEA). Todo o processo, desde a elaboração das provas até a divulgação dos resultados, terá o acompanhamento da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF).

Edital

O lançamento do edital do concurso, previsto para após a assinatura do contrato entre a Afap e a FMZ no dia 28 de outubro, na 48ª Expofeira, teve de ser adiado devido a alterações de última hora na agenda do governador Camilo Capiberibe. A previsão é que o contrato seja assinado na próxima semana, logo após o feriado prolongado, no Palácio do Setentrião.

Serão ofertadas 32 vagas para analistas de fomento e técnicos de fomento e mais 320 para cadastro de reserva. As vagas são para nível médio e superior e os salários variam de R$ 1.362,00 a R$ 2.180,00.

Por Manoel do Vale/Afap

1 comentários:

Carla Moraes disse...

Oi Emanuel, tudo bem?

Gostaria na verdade de sua ajuda... Estou pesquisando na net sobre o plano de carreira da AFAP, mas não consigo encontrar nenhuma informação a respeito. Você sabe onde eu posso conseguir essa informação?

Abrigada!