14 de outubro de 2011

Assembleia Legislativa do Amapá aprova projeto de Lei que beneficia aluno canhoto

Numa sessão histórica a Assembleia Legislativa do Amapá aprovou na ultima terça-feira (11), por unanimidade, o projeto de Lei de autoria do deputado Zezé Nunes (PV) que obriga as instituições de ensino publica e privada do Estado a disponibilizar carteiras escolares com braço esquerdo para alunos canhotos. Agora a matéria segue para sanção do Governador do Estado.

Ao justificar sua proposta, Zezé Nunes citou que a matéria apresentada é permitir igualdade de condições de permanência em sala de aula para todos os alunos, pois estudos mostram que alunos canhotos que utilizam a carteira tradicional para escrever, podem adquiri problemas sérios na coluna.

A votação era aguardada com expectativa por dezenas de pessoas, principalmente pelos alunos canhotos e professores, que estavam na galeria da Casa. Após a sanção do Governador do Estado, as instituições de ensino deverão disponibilizar um porcentual de carteiras adaptadas para os alunos canhotos.

Zezé Nunes agradeceu o apoio dos companheiros de bancada e afirmou que a aprovação da lei, é um passo importante no campo da educação do Amapá. “Estudos comprovam que alunos canhotos que utilizam carteiras tradicionais poderão desenvolver graves problemas na coluna. Nossa proposta é permitir igualdade e conforto para todos os alunos na sala de aula”, afirmou o parlamentar.
A deputada Roseli Matos (DEM) elogiou o deputado Zezé Nunes, pela importância da iniciativa na área da educação. “É uma situação simples que o Estado pode realizar”, destacou.

Dalton Martins (PMDB) parabenizou o deputado pelo projeto, mas criticou as empresas que fabricam carteiras escolares que deveriam fornecer o material de acordo com a necessidade de cada aluno.

Por Iracilda Tavares/ASCOM DO DEP. ZEZÉ NUNES

0 comentários: