5 de outubro de 2011

Acesso a medicamentos gratuitos no Amapá tem aumento de 260%

Lançada pelo governo federal, a ação "Saúde Não Tem Preço" está beneficiando cada vez mais os amapaenses e aumentando o acesso ao tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa que oferece gratuitamente 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), aumentou em três vezes o acesso ao tratamento dessas doenças nas mais de19 mil unidades privadas credenciadas ao programa.

Em janeiro, 853 mil pacientes de hipertensão e diabetes foram atendidos pelo programa, enquanto que em agosto o número saltou para 2,7 milhões. No Amapá o aumento foi de 260%, saltando de 108 para 304 atendimentos.

Aumento significativo

A região Norte foi a que apresentou maior crescimento de pessoas beneficiadas. A região teve crescimento de 713% no período, passando de 7.774 beneficiados, em janeiro, para 62.713 em agosto. O Amapá atingiu o percentual de 260% de crescimento no atendimento aos usuários que necessitam destes tipos de medicamentos.

Serviço

Para obter os produtos disponíveis no "Saúde não Tem Preço", o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a auto-medicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.

Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo, que é a substância que compõe o medicamento. Os itens disponíveis são informados pelas unidades do programa, onde os usuários podem ser orientados pelo profissional farmacêutico. É ele quem deverá informar ao usuário o princípio ativo que identifica o nome comercial do medicamento (de marca, genérico ou similar) prescrito pelo médico.

Aqui na capital as farmácias credenciadas pelo programa são:

Farma Francy – Avenida FAB, 1070
Farma Francy – Avenida Procópio Rola, 595
Farmácia Pague Menos – Rua Eliezer Levy ,1902

Por Wagner Cubilla/Sesa

0 comentários: