14 de outubro de 2011

Tributo à Legião Urbana agita Macapá no fim de semana

Fã Clube Legítimos Legionários e Movimento Liberdade do Rock, em parceria com o governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Teatro das Bacabeiras, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Underground Produções, promovem nesta sexta-feira, 14, e no sábado, 15, um Tributo à Legião Urbana.

Criado em 1996, o Fã Clube realiza todos os anos, durante o mês de outubro, próximo à data de falecimento do ídolo (11 de outubro), uma programação em memória de Renato Russo. Este ano, o Fã Clube, em conjunto com o Movimento Liberdade do Rock, acrescentou sua programação ao projeto Navegando na Vanguarda, que a cada edição homenageia grandes nomes da música brasileira.

Nesta edição, que acontecerá durante dois dias, o projeto será em memória aos 15 anos de falecimento de Renato Russo e contará com uma programação nesta sexta-feira, a partir das 15h, de workshop, mesa redonda, exposições de fotos, recortes, banners e livros sobre o músico, além da exibição de documentários sobre a banda. Durante a noite haverá apresentação das bandas "Eletrosfera", "Dezoito 21", "Capital Morena" e "Geração Walkman". No sábado, dando continuidade à programação, shows musicais a partir das 19h, na Praça da Bandeira.

Legião Urbana

A banda de rock Legião Urbana surgiu em 1982, em Brasília, após o fim da banda Aborto Elétrico, da qual Renato Russo fazia parte. Após a formação da banda em 1982, o grupo ainda sofreu diversas modificações, com a saída e entrada de novos integrantes, chegando à sua formação clássica apenas em 1984, com a seguinte composição: Renato Russo (vocalista), Dado Villa-Lobos (guitarra), Marcelo Bonfá (bateria) e Renato Rocha (baixo).

Em janeiro de 1985, com o grupo finalmente formado, vem o lançamento do primeiro álbum intitulado "Legião Urbana", que trazia em seu repertório músicas como "Geração Coca-Cola", "Por Enquanto", "Teorema", e "Será", que se tornaram grandes sucessos da banda e grandes clássicos do pop brasileiro.

No lançamento do novo álbum, "Dois", em 1986, a banda se destaca novamente com grandes sucessos, entre eles os clássicos "Eduardo e Mônica", "Tempo Perdido", "Música Urbana 2" e outros destaques que levaram o conjunto a ser considerado um dos melhores de sua geração.

O terceiro álbum, "Que País é Esse", lançado em 1987, devido ao sucesso dos anos anteriores, traz várias regravações de músicas compostas por Renato Russo, antes do surgimento da banda, além dos novos sucessos "Que País é Esse", "Eu Sei", "Faroeste Caboclo", "Química" e "Tédio".

Em 1989, Legião Urbana lança seu quarto disco, "Quatro Estações", considerado o álbum de maior vendagem do grupo, alcançando mais de 1,7 milhões de cópias vendidas. A partir de 1991, mais sete discos foram lançados, são eles: "V" (1991), "Acústico MTV" (1999), "Descobrimento do Brasil" (1993), "Como é que se diz eu te amo" (1994), "A Tempestade" (1996).

Após a morte do vocalista da banda em 1996 e o anúncio do fim do grupo, dois outros álbuns ainda foram lançados: "Uma Outra Estação" (1997), com canções gravadas em 1996 que não foram lançadas no álbum "A Tempestade", e "As Quatro Estações ao Vivo", lançado em 2004.

Confira a programação do evento

Sexta-feira, 14

15h - Workshop sobre o tema Liberdade ao Rock
17h - Mesa Redonda, com o tema Música Urbana: o Redescobrimento do Brasil Através do Rock Nacional
18h - Exibição de documentários
Local: Auditório do MIS
19h - Na Escadaria do Teatro das Bacabeiras haverá apresentação de bandas

Sábado, 15
A partir das 19h - Show com as bandas "Resistência Pública", "Além do Rádio", "Citotec", "Slide" e "Degrau Norte"

(Fonte: Lazer.hsw)

Por Karla Marques/Secom

0 comentários: