27 de outubro de 2011

Procuradoria vai pedir anulação das provas do Enem

Fonte: Folha de São Paulo

O Ministério Público Federal no Ceará pedirá à Justiça Federal a anulação total ou parcial das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o país. Na ação, o procurador da República Oscar Costa Filho vai pedir também que a determinação do MEC --para a realização de novas provas do Enem para os 639 alunos do Colégio Christus que tiveram acesso antecipado a questões do exame nacional-- seja anulada.

Para o procurador, a decisão do ministério "não corrige" o problema e trata de forma desigual participantes de um concurso nacional. "A prova é nacional, mas na hora de resolver os problemas, tratam como se fosse local", disse o procurador. "Há uma discriminação odiosa contra os alunos [do Christus]. Os estudantes não têm nada com isso e estão sendo tratados como cúmplices", afirmou.

Segundo Costa Filho, 13 perguntas de uma apostila entregue aos alunos eram iguais às das provas do Enem --ele defende que essas questões sejam anuladas. Ele não soube dizer, no entanto, se essa apostila era uma cópia completa do pré-teste aplicado pelo MEC na escola ou uma prova simulada realizada pelo estabelecimento de ensino. "A Polícia Federal está investigando", disse.

0 comentários: