Motoboy é o profissional que fazer entregas de pizzas, refeições, documentos e realiza pagamentos. A profissão que surgiu há poucas décadas, com a saturação do trânsito das grandes cidades e a necessidade de transportar objetos com rapidez, agilidade e baixo custo ganhou o país.
Os motoboys, por sua vez, estão sujeitos a um alto índice de acidentes por causa dos problemas do trânsito das cidades, além da questão da baixa segurança passiva das motocicletas. Em julho de 2009, o Senado Federal aprovou um projeto que regulamenta o trabalho dos motociclistas profissionais (o motoboy, o mototaxista e o motovigia). As exigências são a idade mínima de 21 anos, o mínimo de dois anos de habilitação na categoria “A” e habilitação em curso especializado.
Para a entrega chegar rápido muito desses profissionais recebe uma gratificação pelo serviço, já outros perdem o emprego porque não conseguiram realizar a entregar no tempo determinado.
Um motoboy que trabalha há dois anos com entregas de pizzas, mas não quis se identificar, disse que os patrões reclamam se o perdido não for entregue à tempo. “Já fui ameaçado de perder o emprego por demora a entrega uma pizza, tenho que andar a mais de 60 ou 80 km para chegar a tempo. Sou pai de quatro filhos e perder esse emprego tornaria minha vida bastante complicada.”, declarou o motoboy.
Ano passado, 34 motociclistas perderam vida no trânsito Amapaense, tendo como principal causado de acidentes o excesso de velocidade.
Por Emanuel Costa
12 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário