21 de janeiro de 2010

Golpe na Praça

Cuidado! O velho “Golpe do Torpedo Premiado” continua sendo aplicado. Nesta quinta-feira (21), a dona de casa Regina Santos, de 56 anos, disse ter recebido uma mensagem de texto em seu celular informando que ela teria ganhado um automóvel 0 km. A mensagem foi essa: “Web: SBT promoções. Show de prêmio informa que aparelho móvel foi ganhador de um automóvel Citroem C4 0 km. Informações ligue grátis do fixo para: 041859963-9615”.

A dona de casa achou estranho ter ganhado este prêmio, já que não estava participando de nenhuma promoção do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). “Eu quase nem uso o celular, então achei estranho quando chegou essa mensagem. Sempre vejo na televisão o alerta sobre o golpe”, contou.

De acordo com o Departamento Comercial do SBT, em Macapá, a empresa não esta fazendo nenhuma promoção na qual diz respeito à distribuição de prêmios. O conselho dado pelo departamento comercial da emissora é não ligar para o número indicado na mensagem ou em casos de dúvidas procurar a polícia.

O golpe

O golpe começa quando a vítima recebe uma mensagem do estelionatário onde, se fazendo passar por uma empresa conhecida, informa que através de um sorteio foi selecionada e ganhou um prêmio, que na maioria das vezes um carro 0 km.

A vítima acaba fazendo desde depósitos para a liberação, até a compra de cartões para celular pré-pago. O crime ocorre da seguinte maneira: o estelionatário se faz passar por um representante de uma emissora de televisão. Ele informa uma promoção inexistente, levando a vítima a acreditar que passou por algum tipo de seleção ou sorteio, geralmente de assuntos ou notícias vigentes na atualidade e oferece um prêmio de valor considerável para despertar o interesse da vítima.

Por Emanuel Costa

0 comentários: