18 de janeiro de 2010

HEMOAP Precisa de Doadores de Sangue

Com as festas de final de ano somada as férias e festas de carnaval, o movimento na doação de sangue cai consideravelmente, e a tendência no aumento da procura cresce bastante.

Em virtude disso, o Hemocentro do Amapá - HEMOAP, pede que a população preste a sua solidariedade com o objetivo de melhorar o estoque, em especial do grupo sanguíneo O- e A-, que são os tipos mais raros. De acordo com a HEMOAP, recentemente houve uma procura muito grande por essas duas tipagens, o que deixou a quantidade do estoque fora do padrão.

“Precisamos que todos venham ao HEMOAP para doar sangue, principalmente aquelas pessoas que possuem o tipo O- e A- para que possamos utilizá-los em casos de emergências”, disse Maricelly Furtado, diretora do Hemocentro.

Procedimentos

O doador se dirige ao hemocentro onde é feito o cadastro do candidato com as informações pessoais. É obrigatório apresentar documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial.

Em seguida o doador passa pela triagem técnica onde é aferida a pressão arterial, peso, pulso, temperatura e realizado o exame para pesquisa de anemia, visando à segurança do candidato.

Após todo esse procedimento vem a Triagem Clínica em que são avaliados os resultados dos procedimentos realizados na Triagem Técnica e feita uma entrevista individual e sigilosa, referente ao estado de saúde, comportamento sexual e estilo de vida, pois visa a segurança do doador e do receptor. É essencial que o candidato não omita nenhuma informação, nem usar doação para fazer o teste para HIV/AIDS.

Depois de todas essas etapas, o doador deve manter-se calmo relaxado e cumprir com as orientações do profissional que assiste. Todo material utilizado é descartável. Antes da doação, o candidato faz o voto de auto-exclusão, ele irá decidir se seu sangue é seguro e poderá ser transfundido em um paciente. Após a doação é oferecido um lanche ao doador.

Fonte: Ascom HEMOAP

0 comentários: