23 de novembro de 2009

Seminário da Cidade Encerra Apontando Diretrizes Para o Município‏

Nos dias 18 e 19 de novembro, o Centro de Convenções Azevedo Picanço foi palco de uma ampla discussão a respeito dos principais problemas que afligem o município. Com o tema “Macapá e os Desafios de uma Cidade Amazônica no Século XXI”, o vereador Clécio Luís (PSOL) levou estudantes, poder público, iniciativa privada, profissionais da área de arquitetura e construção civil a um debate reflexivo sobre acessibilidade e mobilidade, Plano Diretor, verticalização, infra-estrutura, preservação e conforto Ambiental.

Em quatro eixos de discussão, as temáticas sugeridas pelo II Seminário foram abordadas por diferentes aspectos. No primeiro dia, o evento teve início com a palestra “Macapá: História da Ocupação, Estratégias e Alternativas para o Desenvolvimento Urbano”, ministrada pelo Profº. Drº. Alberto Tostes. O segundo momento do Seminário foi marcado por uma mesa redonda para discutir o tema “O Plano Diretor e o Fenômeno da verticalização: A Necessidade de uma Revisão Coerente”. Para subsidiar as discussões quatro debatedores foram convidados: Carlos Henrique (comissão do Plano Diretor), Daniel Souza (arquiteto e urbanista), Luís Eduardo Correa (Vex Construtora) e Wanderley Silva (diretor Nacional de Comunicação da Conferência Nacional das Associações de Moradores).

No segundo dia de Seminário, o primeiro tema abordado foi ”Infra-Estrutura, Preservação e o Conforto Urbano no Processo de Adensamento Urbano” e teve como palestrante Maurício Ribeiro, que é professor e representava a Caixa Econômica Federal. A temática foi debatida pelos mestres Themistocles Rafael e Ivanize Silva, além de Odelson Sales (representante da Icon e da Acia) e João Batista Gomes (diretor técnico da Caesa).

Segundo o realizador do Seminário, vereador Clécio Luís, o evento mostrou com clareza que a sociedade macapaense quer discutir a cidade, porém, não existem fóruns plurais. Para ele, é necessário que as discussões sejam organizadas com o poder público e tenha a participação da sociedade.

Do II Seminário da Cidade, um documento com 15 diretrizes foi criado. Este aponta encaminhamentos que deverão ser divulgados e encaminhados ao poder público, órgãos públicos e instituições privadas com o objetivo de nortear a elaboração de políticas públicas e projetos que possibilitem a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos amapaenses. “A luta é enfrentar os novos fenômenos de uma cidade moderna. Nossa idéia é ter uma cidade que seja mais humana, acessível, inteligente, com preservação e conforto ambiental capaz de desenvolver suas vocações e potencialidades do seu povo”, salientou Clécio.

Assessoria de Imprensa – Vereador Clécio Luís (PSOL)

0 comentários: