Na última quarta-feira (25), o vereador Clécio Luís (PSOL) esteve reunido com a diretoria da Federação do Comércio (Fecomércio) para apresentar o Projeto de Lei que trata da utilização de sacolas plásticas biodegradáveis por parte dos estabelecimentos comerciais. O encontro contou com a participação dos 12 sindicatos que compõe a Federação.
A idéia já vinha sendo encampada pelo Sindicato do Comercio Varejista de Calçados (SINCAL), representado pela empresária Ana Lígia Barriga, que trouxe a discussão sobre esse tema para o mandato do parlamentar, que também recebeu o apoio dos sindicatos dos setores de papelaria, imóvel e material de construção. “Esse projeto só dará certo se estiver bem pactuado com toda a sociedade, não podendo sacrificar nenhum segmento, sob pena de fracassar”, disse o parlamentar.
O projeto consiste na substituição progressiva das sacolas plásticas convencionais de polietileno (usado como um isolante térmico e elétrico e na fabricação de objetos plásticos), por sacolas reutilizáveis de pano, papel ou TNT ou por sacolas de fácil decomposição, tais como as Oxi-biodegradáveis, fotodegradáveis, hidrosolúveis, que reduzem o tempo de decomposição de 200 para até seis anos.
Clécio ainda garantiu ao conselho da Federação do Comércio que o projeto será um instrumento a favor do meio ambiente e de uma sociedade melhor, não uma ferramenta de pressão e chantagem.
Durante a reunião, representantes da Associação Macapaense de Supermercados (Amaps) convidaram o parlamentar para participar de novas reuniões com o segmento, uma vez que este é o setor que mais utiliza sacolas plásticas em todo o município.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Vereador Clécio Luís (PSOL)
0 comentários:
Postar um comentário