21 de julho de 2009

Vítimas de escalpelamento recebem curso

Acontece até o próximo dia, 25, o curso de confecção de perucas para vítimas de escalpelamento do Estado do Amapá. O curso é uma realização da secretaria extraordinária de políticas públicas para mulheres (SEPM) e associação de vítimas de escalpelamento da Amazônia.

Ao todo serão 22 mulheres que receberam o treinamento de um profissional do Pará. Após o curso, as vítimas de escalpelamento vão poder confeccionar as suas próprias perucas, além de trazer a sua auto-estima de volta.

A realização do curso agora pede apoio das pessoas, salões de beleza e outras instituições para conseguir cabelos para construção das perucas. De acordo com a presidente da associação de vítimas de escalpelamento, Socorro Pelas, a associação precisa da doação de cabelos naturais para fazer as perucas. “Segundo o instrutor do curso, a peruca feita de cabelo natural pode durar até 3 anos, dependendo da sua conservação. Já a peruca construída com cabelo artificial dura menos tempo”, comentou Socorro Pelas, que ressaltou que as doações podem ser feitas na associação de vítimas de escalpelamento localizada no igarapé das mulheres.

A presidente da associação lembra ainda que as mulheres que doarem cabelos vão ganhar um tratamento grátis. “O cabeleiro que veio do Pará pra ser nosso instrutor vai dá um tratamento de cabelo para as mulheres que doem o material”, concluiu Pelas.


Escrito por Emanuel Costa


0 comentários: