17 de julho de 2009

Desinfecção hospitalar e desensetização do complexo do hospital da criança

Começou nesta sexta, 17, o processo de desinfecção hospitalar e desensetização do complexo de hospital da criança e do adolescente (HCA)/pronto de atendimento infantil (PAI). O trabalho deve durar cerca de 15 dias segundo a secretaria de saúde do Estado do Amapá.

Em virtude desses procedimentos a direção do hospital montou um cronograma de ações que inclui interdição de leitos, transferências de UTIs pediátricas e enfermarias, enquanto o entorno do hospital passará pelos serviços. De acordo com a secretaria de saúde, todas as etapas terão o acompanhamento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, instituída pelo Ministério da Saúde.

O secretário de saúde, Pedro Paulo Dias de Carvalho, lembra que as medidas são recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que orienta a repetir o procedimento de seis em seis meses. “De acordo com a agência nacional de vigilância sanitária todos os hospitais do Brasil devem passar pelo procedimento de limpeza à cada seis meses para que não haja contaminação entre os pacientes”, completou Pedro Paulo.

Segundo o diretor do HCA/PAI, José Roberto Silva, essa ação além de evitar possíveis contaminações hospitalares, a medida visa ainda livrar os pacientes internados naquela unidade de saúde da transmissão de doenças tropicais, as quais o complexo hospitalar não está totalmente livre. “A presença do mosquito transmissor pode acontecer em qualquer lugar, residências ou escolas, e em hospitais não é diferente, por isso além dos procedimentos de esterilização, nos também estamos providenciando a desensetização da unidade”, explicou Silva.

0 comentários: