20 de julho de 2009

Amamenta Forte Macapá começa nesta segunda- feira

A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta segunda-feira, 20, a abertura da Campanha Municipal de Aleitamento Materno – Amamenta Forte Macapá. A abertura inicia às 9h, na Unidade Básica de Saúde Cidade Nova I, localizada na avenida Beira Rio, esquina com a rua Pedro Américo.

A campanha será estendida de 20 de julho a 20 de agosto de 2009. Neste período será feita gincana em que a vencedora receberá o título de “Unidade amiga da amamentação”. Na campanha serão arrecadados frascos de maionese e de café solúvel, fraldas descartáveis e de pano, absorventes femininos, itens de higiene para bebês e recebidas doadoras para o Banco de Leite.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação do Programa Municipal de Saúde da Criança e da Mulher, visando a campanha Amamenta Forte, promoveu desde o dia 14 de julho, no Senac-Saúde , o Curso de Sensibilização em Aleitamento Materno, para 225 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). O curso foi ministrado por conselheiros em aleitamento materno com vínculo municipal e tem duração de três dias.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Criança e da Mulher, Érica Lisboa, além de sensibilizar, a Semsa pretende oferecer suporte técnico para que os agentes de saúde desenvolvam um trabalho de incentivo ao aleitamento materno junto as comunidades onde atuam, "a capacitação dos agentes de saúde em aleitamento materno vai garantir melhora na qualidade de vida das crianças. A idéia é difundir entre os agentes a importância do leite materno, para que eles executem um trabalho de conscientização junto às mães e a família".

A sub-secretária municipal de saúde, Ediane de Andrade, falou da importância da amamentação "O leite materno não custa nada, é seguro, livre de contaminação, está pronto e na temperatura certa. Bebês amamentados possuem sistema imunológico reforçado e são mais saudáveis dos que os que recebem leite industrializado. Além disso, a hora da amamentação reforça laços afetivos entre a mãe e o filho".
Um profissional de cada unidade de saúde da capital também recebeu o curso entre os dias 6 e 10 de julho. A intenção da Semsa é estimular e valorizar o hábito de amamentar entre as gestantes, as mães e a família, que procuram atendimento nas UBS.

Fonte: Diário do Amapá

0 comentários: