5 de janeiro de 2012

Polícia Civil e PF apuram uso de mira laser contra aviões no Amapá

Fonte: Portal G1

A Polícia Civil do Amapá e a Polícia Federal apuram a participação de um grupo de adolescentes no crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, colocando em risco o pouso e a decolagens de aviões no aeroporto de Macapá pelo uso de canetas com mira laser.

Quatro adolescentes foram identificados até o momento pela prática e responderão ao ato infracional correspondente ao crime, previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro.

O delegado Leandro Vieira Leite, responsável pela Delegacia Especializada de Investigação em Atos Infracionais, instaurou um inquérito para apurar o caso e também a venda da caneta, que é feita livremente em camelôs nas ruas da capital.

Um dos registros recentes do uso da caneta no estado ocorreu em dezembro no município de Santana, quando a PF e o Grupo Tático Aéreo (GTA) da Polícia Civil foram acionados e iniciaram as investigações, identificando os quatro adolescentes.

A navegação aeroportuária é de responsabilidade da PF, porém neste caso como envolve a participação de menores de idade, o caso foi repassado à Polícia Civil.

Para Leite, “as canetas se tornaram um grande problema para segurança de quem faz voo noturno na cidade” pois, “quando apontadas na direção das aeronaves, o raio desvia a atenção dos pilotos, causam desconforto para a visão e podem provocar acidentes”.

“Existe risco considerável de acidente de graves proporções”, alerta ele.

0 comentários: