14 de janeiro de 2012

Macapá é a 36ª cidade mais violenta do mundo

Fonte: A Gazeta

Com 45,08 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, Macapá conseguiu figurar entre as cinquenta cidades mais violentas do mundo, segundo estudo da organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, divulgado ontem, 13. O índice assustador deu à capital amapaense a 36ª posição no ranking mundial.

Tamanha dimensão de criminalidade ultrapassou os limites da capital, colocando o Amapá na quinta colocação nacional de estados mais violentos, com 38,7 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. A conclusão é da pesquisa desenvolvida pelo Instituto Sangari, com informações do Ministério da Justiça.

Segundo o estudo, mais de 1 milhão de pessoas morreram no Brasil, entre 2000 e 2010, vítimas de homicídios. Os números apontam um crescimento de 124 % em relação aos dados do início da década de 80, quando os números eram de 11,7%. A pesquisa revela crescimento de 26,2 % em 2010 para cada grupo de 100 mil habitantes. Alagoas é o estado que lidera a lista, com 66,8 para cada grupo de 100 mil.

Números

No ano passado, o Amapá registrou 210 homicídios, segundo estatística do repórter policial João Bolero Neto. A maioria dos crimes estava relacionada ao uso abusivo de álcool, rixas, acertos de contas e outras circunstâncias diversas.

Os números da violência no Estado e, especialmente na capital, revelam a falta de planejamento e de políticas para a área de segurança pública no o Amapá.

Casos

A reportagem de a Gazeta procurou a assessoria de comunicação da Delegacia Geral de Polícia Civil do Estado para confirmação dos números. Porém, não houve resposta. Mas, arquivos da violência amapaense balizam os números alarmantes da pesquisa. Senão, lembremos o brutal assassinato da pequena Glaucimara Silva de Souza, em Mazagão. Com apenas 7 anos de idade, a menina teve o pescoço quebrado, levou seis facadas e uma pancada na cabeça. Seu corpo foi jogado no interior de uma fossa. O acusado está preso.

Outra barbárie que chocou o Amapá foi a morte seguida de esquartejamento do técnico em informática Joelson Souza. E ainda, o triplo homicídio da família Konishi. Caroline Camargo e os filhos, Marcelo e Vitória Konishi foram assassinados a facadas dentro de casa. O acusado aguarda julgamento.

0 comentários: