21 de dezembro de 2009

Vovó Paraquedista

“Obrigada, meu Deus. É bom demais.” Essas foram às palavras emocionadas da dona Aida Gemaque Mendes, de cem anos ao tocar no chão após saltar de paraquedas, no aeroporto Internacional de Macapá (AP), no último sábado (19). O salto aconteceu há mais oito mil pés de altitude, o que equivale a 2,5 mil metros de altura, junto com o paraquedista e instrutor Paulo Roberto Pinto (PG).


O sonho de Aida Mendes, também conhecida como “vovó Iaiá”, que nasceu em 20 de novembro de 1909 em uma fazenda no interior do município de Chaves (PA), sempre foi salta de paraquedas, mas tudo começou quando Josivaldo dos Santos, o Vavá, neto de “vovó Iaiá”, que também é paraquedista, perguntou se ela teria coragem de saltar de paraquedas.


Depois de aceitar o desafio “vovó Iaiá” passou por uma série de exames médicos antes de realizar o salto. E na presença de vários amigos e familiares, além de vários jornalistas a dona Aida Gemaque Mendes realizou a proeza. A queda livre durou 13 segundos e a navegação foi de 15 minutos.


Agora “vovó Iaiá” pode entrar para o Guinness Book (o livro dos recordes) como a mulher mais velha do mundo a saltar de paraquedas. O feito vai se avaliado para entrar nos registros do Guinness Book. Título de mulher mais velha do mundo a salta de paraquedas pertence à dona Encarnação Olivas, quando aos 82 anos fez um salto histórico no aeroporto de Marília (SP), em 1992.


Repercussão

O fato chamou tanta atenção que a mídia nacional (revistas, blogs, sites, portais, jornais impressos e televisões) noticiou o acontecimento. No domingo (20), o telejornal diário “Hora News”, da Record News falou sobre o assunto.


Por Emanuel Costa

0 comentários: