5 de dezembro de 2009

Sertão


Morando no sertão. Moradores da zona norte de Macapá estão sofrendo com o período de estiagem que o Estado do Amapá está passando. Há quase três meses não cai uma gota de água na cidade e os poços amazonas ficaram secos.

A zona norte da cidade é habitada por quase 100 mil pessoas, mas não recebe água tratada da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). A única solução dos moradores é fazer poços artesianos. Só que depois de mais 90 dias sem chuvas esses poços ficaram sem água e a população vive ao parecido com as pessoas que moram no sertão nordestino.

“Não têm água para fazer comida e nem para toma banho aqui na zona norte, estão vivendo numa situação crítica, tendo que ir fazer esses a fazeres em outros bairros que têm água”, reclamou a professora Alcione Barbosa, que mora 15 anos no bairro Infraero I.

Estiagem

Essa mesma falta de chuvas causou há um mês o racionamento de energia elétrica que atingiu os municípios de Santana e Macapá por quase duas semanas. Mas a Eletronorte e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), que são responsáveis pela distribuição de energia, insistem em dizem que o racionamento foi causado por falta de combustível.

Por Emanuel Costa


0 comentários: