22 de outubro de 2009

Horário de Verão



Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal tiveram que adiantar seus relógios em uma hora no último domingo, 18, por caso do horário de verão. A mudança do fuso horário tem como objetivo reduzir o consumo de energia nessas regiões. O horário de verão terminará à zero hora do dia 21 de fevereiro de 2010.

O Estado Amapá mesmo não participando do horário de verão sofre com algumas alterações. No aeroporto, os vôos estão saindo uma hora mais cedo. Os bancos também seguirão o horário oficial de Brasília, abrindo às 10hs e fechando às 15hs. Porém, os serviços dos Correios seguem o horário normal da Cidade de Macapá.

O horário de verão é adotado por diversões países. No Brasil, o horário de verão foi implantado pela primeira vez em 1 de outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Houve vários períodos em que este horário não foi adotado.

Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente, nesse período a abrangência, inicialmente nacional, foi reduzida sucessivas vezes até que em 2003 atingiu a atual. Atualmente, o horário de verão é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste , exceto no Norte e Nordeste do país.

Texto: Emanuel Costa
Foto: Google Imagens

0 comentários: