23 de junho de 2012

Presidente do Legislativo do AP e mais 15 são suspeitos de 'contrato fantasma'

Fonte: Folha de S. Paulo

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Moisés Souza (PSC), foi indiciado nesta sexta-feira (22) sob suspeita de integrar esquema que teria desviado mais de R$ 5 milhões de um "contrato fantasma" da Casa.

A Polícia Civil apontou como participantes outras 15 pessoas, entre elas o deputado e primeiro-secretário Edinho Duarte (PP), servidores da Assembleia e membros de uma cooperativa de veículos.

Segundo o delegado Leandro Vieira Leite, que presidiu o inquérito, a Cootram (Cooperativa de Transportes de Veículos Leves e Pesados do Amapá) foi contratada sem licitação em 2011 para alugar carros, mas forneceu notas fiscais sem prestar o serviço. Mesmo assim, o contrato emergencial acabou sendo prolongando por mais seis meses.

Leite disse que um assessor da presidência da Assembleia convidou a Cootram a participar do esquema, que receberia de cinco a nove por cento dos valores do contrato. Ele afirmou que o presidente da Casa tinha conhecimento do acordo.

Ainda segundo o delegado, integrantes da cooperativa confessaram os desvios em troca de delação premiada --em que o acusado tem benefícios por colaborar com a investigação.

OUTRO LADO

A assessoria de imprensa do presidente Moisés Souza declarou que ele não tinha conhecimento de irregularidades e que os serviços contratados foram prestados. Afirmou ainda que o contrato emergencial era necessário na ocasião.

A reportagem não conseguiu localizar o deputado Edinho Duarte nem representantes da Cootram.

0 comentários: