10 de junho de 2012

Pesquisa do Instituto ECOS revela rejeição de 82% de Roberto Góes

Pesquisa feita entre os dias 20 e 22 de maio, com duas mil entrevistas em dez bairros de Macapá, o Instituto de Pesquisa ECOS revelou que a popularidade do atual prefeito de Macapá, Roberto Góes, anda em baixa e que se a eleição fosse hoje ele ficaria na última colocação, atrás, inclusive, do vereador do PSOL, Clécio Luiz. Falta de investimentos nas áreas de saúde e na urbanização da cidade foram os principais fatores que contribuíram para a queda na popularidade.
 
A pesquisa foi dividida em duas partes. A primeira, a respeito das eleições de outubro, e a outra avaliou a administração de Góes. Na primeira fase do questionário os pesquisadores perguntaram aos entrevistados em quem eles votariam em outubro para prefeito de Macapá e apresentaram, por ordem alfabética, os nomes dos principais prefeituráveis. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos.
 
Com 20% das intenções de voto, os eleitores de dez bairros de Macapá disseram que votariam em Lucas Barreto (PDT), 17% optaram por Michel JK (PSDB), 15% disseram que escolheriam Cristina Almeida (PSB), 7% elegeriam o atual vereador do PSOL, Clécio Luiz, e 3% reelegeriam Roberto Góes (PDT). Não opinaram 10% e não tem candidato somam 28%.
 
Outra pergunta, essa de forma espontânea (sem apresentar nomes), queria saber em quem o entrevistado não votaria para prefeito de Macapá. Com 82% dos votos, o atual prefeito Roberto Góes obteve o maior índice de rejeição, seguido por Edinho Duarte (PP) 8%, Moisés Souza (PSC) 5%, Michel JK (PSDB) 4%, e Cristina Almeida (PSB) 1%.
 
No que diz respeito à administração pública, 80% dos entrevistados consideram a administração de Roberto Góes “péssima” e questões ligadas à saúde e à urbanização da cidade foram os principais fatores que contribuíram para a rejeição, além da própria prisão do prefeito por ocasião da operação “Mãos Limpas”, em setembro de 2009, o que contribuiu para o desgaste de sua imagem diante da opinião pública.
 
Os bairros pesquisados foram: Congós, Zerão, Universidade, Marabaixo, Novo Horizonte, Amazonas, Brasil Novo, Trem, Centro e Cidade Nova.
 
Por Fernando Barbosa/tribunaamapaensee@gmail.com

0 comentários: