11 de junho de 2012

Em reunião tensa, PT decide vice para chapa do PSB em Macapá

O encontro de delegados e delegadas do PT do Amapá definiu no últitmo sábado (9) que o partido vai disputar a eleição em Macapá com candidato a vice em chapa encabeçada pelo PSB. A reunião, porém, foi marcada por trocas de farpas e microfones desligados do grupo contrário à proposta.

A votação decidiu que Edivandro "Van" Vilhena (PT) será vice na chapa que deverá ter a deputada estadual Cristina Almeida (PSB-AP) como pré-candidata. Segundo a presidente do diretório estadual do PT, Nilza Amaral, uma carta do PSB foi entregue no meio da reunião. O partido socialista pedia que o PT abrisse mão de um candidato na capital. Em troca, o apoio ao PT nas decisões nas cidades de Santana, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Vitória do Jari, Mazagão e Pracuuba.

Membros do grupo da deputada federal Dalva Figueiredo (PT), que defendem acordo firmado em 2010 com o PSB - de que a chapa seria encabeçada por um candidato petista - se retiraram no meio da reunião.

A deputada, que afirmou através de sua assessoria que a proposta do PSB "não representaria um avanço do PT no estado", chegou a ter o microfone cortado durante o encontro. "Foi votada a carta e cortaram o microfone da deputada Dalva. Ela se retirou porque é uma falta de respeito muito grande", afirmou a presidente do diretório, Nilza Amaral.

Pelo Twitter, Dalva desabafou: "aos que não aceitam que a minoria pode discordar de suas ideias: vão ter que me engolir ou me expulsar. O PT é nosso!", escreveu logo após o encontro.

A presidente do diretório afirmou que o grupo ainda vai se reunir para analisar melhor a proposta do PSB, mas demonstrou apoio ao grupo da deputada Dalva. "Nós precisamos ainda sentar para refletir a carta do PSB. Os colégios propostos pelo PSB são importantes cidades, mas eleitoralmente o PT pode perder muito com isso", afirmou Nilza.

Segundo ela, se fosse respeitado o acordo anterior, o procurador da fazenda Evandro Gama (PT) seria pré-candidato à prefeitura de Macapá.

Fonte: Portal Terra

0 comentários: