A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) realizou, na tarde desta sexta-feira, 29, no auditório da instituição, a 1ª Conferência Livre do LGBTs. O encontro foi uma rodada de conversa entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo é construir o texto base para a etapa estadual da Conferência dos LGBTs.
No início do evento, a secretária da Inclusão e Mobilização Social, Ely Almeida, fez uma explanação sobre o papel e os trabalhos realizados pela SIMS. Ela explicou que a missão institucional da secretaria é formular, planejar e executar políticas de assistência e proteção social, bem como desenvolver e fortalecer as organizações sociais, visando assegurar os direitos das pessoas.
Para a 1ª Conferência Livre foi escolhido o tema “Assistência Social e Direitos Humanos”, que foi discutido pelos participantes. Para o presidente do Movimento Gays do Amapá, Alexandro Colares, as discussões são importantes, uma vez que está sendo almejada, junto ao governo, a implantação do seguimento LGBTs dentro do Plano Participativo Plurianual (PPA).
“Sofremos preconceito e queremos acabar com isto, e ser visto de maneira igualitária, por isso estamos lutando por políticas públicas”, disse Alexandro Colares. O presidente da Federação Amapaense, André Lopes, ressaltou que no Amapá ainda não possuem registros de quantos homossexuais existem, em virtude de não se ter nenhum espaço para a classe.
Ele destacou ainda que, na Conferência realizada no ano passado, pouco se avançou. Alguns pontos importantes ficaram acordados, como a criação do projeto “Amapá Sem Homofobia”, do Conselho Estadual de Combate à Discriminação de LGBTs e a criação de uma Secretaria de Políticas para os LGBTs, porém, ainda não foram concretizados.
Todas as conclusões e assuntos debatidos serão levados para a Conferência Estadual e Nacional, para serem trabalhados pela coordenação junto a sociedade e poder público.
Por Fabíola Gomes
Assessora de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social
29 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário