1 de outubro de 2010

Crimes eleitorais serão fiscalizados com rigor

Com o objetivo de dar mais tranqüilidade à população durante a votação, a Polícia Civil do Estado do Amapá no domingo, 03 de outubro, dia das eleições, desenvolverá a fiscalização dos crimes eleitorais em auxílio à Polícia Federal e apoio à Justiça Eleitoral.

O plano operacional denominado “Polícia Civil nas eleições 2010” prevê um contingente de 70 policiais, entre delegados, agentes e escrivãs, que estarão distribuídos das 08:00 às 18:00 nas ruas da capital fiscalizando os locais de votação.

Além das equipes volantes que trabalharão diretamente na inspeção, as Centrais de Flagrante de Macapá e Santana (Ciosp Pacoval e 1°DPS) recebem reforço de plantonistas das 7h do dia 03/10 às 7h do dia 04/10.

Os policiais civis terão à disposição 25 viaturas na capital. Para o Departamento de Polícia do Interior (DPI), estão disponibilizadas 5 viaturas, além do veículo que cada município já possui.

Em todos os municípios, além da atuação de rotina, os policiais foram orientados para fiscalizar e coibir crimes eleitorais, como utilização alto-falantes e amplificadores de som para propaganda política, boca de urna, distribuição de material de campanha (panfletos, cartazes, camisetas, bonés, adesivos, etc) fora da sede do partido ou comitê político, entres outros.

Segundo o Chefe da Operação, Diretor do Departamento de Polícia da Capital, delegado Ernane Soares, essa intervenção da polícia visa colaborar para que haja ordem no período que o cidadão estiver votando. “Nossa principal atividade é manter a ordem e auxiliar nos crimes comuns e nos eleitorais se efetuarmos prisão em flagrante, nós vamos encaminhar para a sede de triagem da polícia Federal, que funcionará no Batalhão do Corpo de Bombeiro”, declarou o delegado.

Nos interiores onde não existe sede da Polícia Federal, a Polícia Civil vai atuar como Polícia Judiciária do Estado, conforme orientação do Tribunal Regional Eleitoral.

O Departamento de Polícia da Capital (DPC), Departamento de Polícia do Interior (DPI), Departamento de Polícia Especializada (DPE), Corregedoria de Polícia (CORREGEPOL) e Unidade de Ações Táticas Especiais (UATE) estão envolvidos na operação da Polícia Civil nas Eleições.

Fonte: Ascom PCAP

0 comentários: