8 de maio de 2012

Prefeitura de Macapá lança dados da violência contra a mulher na capital

A prefeitura de Macapá, atraves da Coordenadoria Municipal de Politicas Publicas contra a Mulher (COMULHER), divulga os dados estatísticos da violência contra a mulher e atendimentos realizados pelos órgãos que compõem a rede de atendimento a mulher, em Macapá.Os dados são referentes aos anos de 2010 e 2011.

Os números mostram um crescimento de 73% nos casos de violencia contra a mulher no município de Macapá. Segundo a Coordenadora de Politicas Públicas para as Mulheres, os números indicam aumento na violencia contra a mulher, mas também mostram que o número de denúncias aumentou. “Podemos tirar algo possitivo desses dados, poís, hoje podemos observar que a mulher esta denúnciando mais, ou seja, ela esta mais encorajada a denunciar o seu agressor. O aumento no número da violência contra a mulher também mostra esse lado, mas também sabemos que é preocupante quando os números mostram aumento nas denuncias”, declarou.

No ano de 2010 (Janeiro a Dezembro), foram registrados mais de 26 mil casos de violência contra a mulher e consequentemente; 53 casos de violência por 1.000 habitantes – 73 casos de violência por dia – 03 casos de violência a cada hora – 01 caso de violência a cada 20 minutos. Ainda em 2010 foram registrados dois assassinatos de mulheres, por “companheiros”.

Já em 2011 (Janeiro a Dezembro), os números registrados são mais de 43 mil casos de violência contra a mulher, 111 casos de violência por 1.000 habitantes – 124 casos de violência por dia – 5 casos de violência a cada hora – 01 caso de violência a cada 12 minutos. Em 2011 ainda foram registrados 3 assassinatos de mulheres, sendo: 02 na zona norte e 01 na zona sul.

Na Delegacia de Mulheres os números também mostram um aumento de atendimento, em 2010, foram 9.774 e em 2011, 10.080 registros. Com um aumento de 109% de casos de violência por dia – aumento de 67% de casos de violência por hora – cada caso de violência contra a mulher passou a ser praticado com um intervalo menor de tempo, de 48%, passando de 23 para 12 segundos. (quase a metade do tempo anterior).

Ainda segundo as pesquisas a cada 12 minutos uma mulher é vítima de violência domestica na capital Macapá; a cada 20 minutos uma mulher é violentada no estado do Amapá e A cada 02 minutos uma mulher é violentada no Brasil. O Brasil é o sétimo país onde a mulher é mais violentada, do qual o Brasil faz parte dos 87 países dos tratados internacionais; a cada 04 minutos uma mulher é violentada no mundo (dados da OMS).

Os números são de todos os órgãos que integram a rede de atendimento a mulher e é uma pesquisa lançada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulher de Macapá/CMPPM.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

0 comentários: