O ex-senador João Capiberibe (PSB-AP) entrou com um pedido no STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender a decisão que cassou sua candidatura. Ele quer ser diplomado senador no dia 1º de fevereiro.
Capiberibe teve o registro cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por conta da Lei da Ficha Limpa. Isso porque ele teve o mandato de senador cassado por compra de votos em 2005.
Segundo a defesa do ex-senador, enquanto o STF não dá a palavra final sobre a Lei da Ficha Limpa, os votos recebidos pelo socialista devem continuar valendo.
O julgamento da Ficha Limpa terminou empatado no Supremo em 5 a 5. O tribunal espera a indicação do 11º ministro para o desempate. Além de Capiberibe, sua mulher, Janete (PSB), eleita deputada federal, teve o registro cassado pelo mesmo motivo.
Adversário político de Capiberibe, o senador Gilvam Borges (PMDB), que ficou em terceiro lugar nas eleições deste ano, foi diplomado e assumirá o cargo. Na eleição de 2002, ele também ficou em terceiro e assumiu o mandato com a cassação de Capiberibe.
Fonte: Folha de São Paulo
24 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário